sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Evangelho Maltrapilho



"O escândalo da graça.
O evangelho maltrapilho foi escrito para pessoas aniquiladas, derrotadas e exauridas. Pessoas que se acham indignas de receber o amor de Deus. Quem sabe, ignoradas pela comunidade de cristãos por não se encaixarem no perfil de super-homem ou de supermulher que lhes é constantemente exigido. Pessoas cansadas da espiritualidade superficial e consumista. Pessoas que travam inúmeras batalhas interiores por não se sentirem parte de uma comunidade afetiva e acolhedora.
É um livro que escrevi para mim mesmo e para quem quer que tenha ficado cansado e desencorajado ao longo do Caminho, confessa o autor." (resenha tirada da contracapa - ou foi da orelha?... - do livro)

Quem me conhece sabe que sou uma bookholic (ou livrolátra se preferir) e pra completar sou teimosa feito  uma mula quando encasqueto com alguma coisa. E depois de passar mais de três meses com uma certa pessoinha comentando no pé do meu ouvido sobre esse livro é de se esperar que eu ficasse com vontade de lê-lo. E como eu não consegui lê-lo logo isso só aumentou a minha vontade e eu fiz que fiz pra conseguir esse livro emprestado (poderia ter comprado mas a lista já é enorme, ia demorar pra chegar a vez dele =p).

Agora vamos ao livro. Apesar de ter sido escrito por um teológo a linguagem do livro é simples e qualquer pessoa pode entendê-lo sem dificuldades. Brennan Manning fala muito sobre a graça de Deus, que nada que façamos vai fazê-lo nos amar mais ou menos porque o Seu amor independe das nossas atitudes. Ele nos ama e ponto.

Manning também nos lembra que somos humanos, somos falhos e é por isso que muitas pessoas, mesmo depois de terem aceitado a Cristo, acabam caindo, se desviando do caminho e fazendo coisas que não se esperavam delas.

Acho que um pouco do que Manning quer passar é que devemos buscar sempre a santidade mas temos que lembrar de que somos humanos e que uma hora ou outra iremos vacilar. Quando isso acontecer não devemos ficar nos lamuriando o tempo todo com pena de nós mesmos achando que Deus não nos ama mais. Ele nos perdoa e continua nos amando. E quando isso acontecer temos que lidar com as consequências dos nossos atos, pedir perdão e seguir em frente buscando uma vida de santidade. E quando alguém cair temos que tomar cuidado para não assumirmos uma postura de super-crentes e julgarmos essa pessoa porque somos tão suscetíveis ao erro quanto ela.

Mais uma coisinha quando declaramos que aceitamos a Cristo e o fazemos de coração (só da boca pra fora não vale) recebemos a salavação e não a perdemos mais não importa o que façamos. Mesmo que a gente se desvie uma hora ou outra a gente acaba voltando, não dá pra ficar muito tempo longe dos braços do Pai... =D (Mas isso não é desculpa pra neguinho pintar e bordar toda hora...)

O Evangelho Maltrapilho me lembrou muito de algumas músicas das Barlow Girls e eu acho que essa seria a trilha sonora perfeita para o livro. Super recomendo a leitura, é um livro muito bom. E pra finalizar vou deixar a tradução (sorry se tiver errada, tô fazendo de memória) dos trechos de algumas das músicas das quais falei com o link pra letra/traduçao e pro clipe no youtube.

"E me assusta pensar que eu escolheria minha vida ao invés de Você. Meu coração egoísta me afasta de Ti, violentamente nos separa."
"Não sou eu mas Você quem faz o coração bater, eu estou perdida sem Ti e morrendo pra mim" - Beautiful Ending - Barlow Girls (letra, clipe)

"Por quê? Por que Você ainda está aqui comigo? Você não viu o que eu fiz? Na minha vergonha eu quero correr e me esconder. Mas é aqui que eu vejo a verdade eu não Te mereço, mas eu preciso que Você me ame."
"E eu vou parar com esse fingimento de que eu posso de alguma maneira merecer o que eu já tenho... eu preciso que Você me ame.
Teu amor me faz esquecer o que eu fui. Teu amor me faz ver quem eu realmente sou." I Need You to Love Me - Barlow Girls (letra, clipe)

"Eu esperei por Você hoje, mas Você não apareceu... Eu precisei de Você hoje, então pra onde Você foi? Você disse pra eu te chamar, disse que estaria lá, e no entanto eu não tenho te visto. Você ainda está lá?"
"Nós não podemos nos separar porque Você é parte de mim. " Never Alone - Barlow Girls (letra, clipe)

Ps: Já falei que acho complicado resenhar livros que falam sobre ideias? Não? Então falo agora. é complicado resenhar livros que falam sobre ideias, não tem um enredo nem uma trama pra gente comentar e temos que tomar cuidado pra não confundir o que o autor quis falar.
Pps: O título do livro me lembrou The Naked Gospel...
Ppps: Agora quero ler O Impostor que Vive em Mim, também de Brennan Manning, mas esse vai ter que esperar na fila ^^

2 comentários:

Cíntia Mara disse...

Eu tenho esse livro, a Pipoka me deu de amigo oculto ano passado. Só que, sinceramente, ele não me chamou a atenção em meio aos outros 50 que estão na fila, rs. Agora, com você dizendo que ele lembra as músicas de BG, acho que vou olhar com mais carinho, hehe.

Beijo

Vanessa Carneiro disse...

pense com carinho anjo. o livro é mto bom. e se puder leia ouvindo as bg que fica melhor ainda.
bjao