segunda-feira, 30 de maio de 2011

Amando os Samaritanos e os Leprosos



"E o segundo (mandamento), semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."

Marcos 12:31
 
Que versículo lindo, não? Todo mundo gosta de falar sobre o amor ao próximo, dar a outra face etc, etc. Mas será que você já parou pra pensar no que realmente significa amar o próximo? Esse versículo é lindo, mas também é forte. Jesus diz que depois de amar a Deus o mandamento mais importante é amar o próximo.
 
Ah! Mas amar o próximo é muito fácil, né? Afinal, todo mundo ama o pai, a mãe, os irmãos (apesar de passarem parte da vida tentando matar um ao outro...), os amigos, os tios, tias, periquito, papagaio, cachorro etc.  É... mas o "próximo" a quem Jesus se refere vai muito além do nosso círculo familiar e de amizades. E é aí que a coisa desanda!
 
Amar quem concorda conosco, quem pensa da mesma forma que nós, quem nos ama é muito fácil. Mas amar aquelas pessoas que vivem nos pertubando e querendo nosso mal, aquelas que não pensam da mesma forma que nós, que vivem de uma  maneira que achamos errado ninguém quer! Acontece que Jesus nos mandou amar justamente essas pessoas. Veja bem, Jesus disse amar e não gostar. Eu não preciso gostar do meu próximo, eu não preciso concordar com ele ou pensar da mesma forma que ele, eu não preciso nem ter relacionamento com meu próximo, mas eu preciso sim amá-lo. E amar ao meu próximo significa respeitá-lo, auxília-lo na medida do possível, não julgá-lo e, principalmente, amar ao meu próximo significa orar por ele.
 
Então agora eu pergunto, será que temos amado o nosso próximo? Será que temos amado aquele cara chato da escola, da faculdade ou do trabalho que não para de encher o nosso saco e nos pertubar?  Será que temos amado o menino que pede dinheiro no sinal ou a menina que vende bombons no ônibus? Temos amado os desconhecidos, os políticos corruptos, os maltrapilhos, os mendigos, os homossexuais, as prostitutas, os pedintes, os ladrões? E eu vou ainda mais longe... será que temos amado os espancadores de animais, os pedófilos, os assassinos? Será que temos amado pessoas como o assassino de Realengo? Se Deus, que é Perfeito e Santo, ama essas pessoas, por que nós, que somos pecadores como qualquer um, não vamos amá-las?
 
Além disso, amar o próximo também é uma forma de amar a Deus. E se nós não conseguimos amar quem podemos ver, como vamos amar a Deus!?
 
"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?"
1 João 4:20

Amar é mais que sentimento, é decisão e atitude. Então escolha amar o seu próximo porque está mais do que na hora de amarmos uns ao outros. Sejamos imitadores de Cristo e lembrem-se: Ele amou os samaritanos e os leprosos.

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."
Mateus 25. 34-40



5 comentários:

Rebeca Ewerton :* disse...

- Poxa Van, você acabou de dar um tapa na minha cara. Muito bom , de verdade.

Anônimo disse...

amiga muito lindo e reflexivo...realmente enchemos a bok pra dizer q amamos nosso proximo e nem sabemos quem são eles!! parabéns...muito lindo msm!

Anônimo disse...

amiga muito lindo e reflexivo...realmente enchemos a bok pra dizer q amamos nosso proximo e nem sabemos quem são eles!! parabéns...muito lindo msm!

Cíntia Mara disse...

Pois é, Nessa! Na maioria das vezes, as pessoas confundem "amar" com "gostar". Amar é mais que concordar, mais que sentir; é agir. Esse versículo de 1 João 4:20 é muito forte, um tapa na cara, né?

Reparou na letra dessa música da Rebecca? Amo!

Bjo

Anônimo disse...

O amor ao próximo está diretamente ligado ao entendimento do que Jesus fez na cruz pela a humanidade. Em João 3:16 nos mostrar o amor em ação e incondicional de Deus. Os que se dizem crentes devem avaliar verdadeiramente suas vidas cristãs, pois o que reina nas suas vidas é um amor condicional.