segunda-feira, 18 de julho de 2011

... Como a mim mesmo



"E o segundo (mandamento), semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como (amas) a ti mesmo." 
Marcos 12:31a

Normalmente, quando lemos esse versículo prestamos atenção apenas à primeira parte, à parte que fala sobre amar o próximo. Poucas vezes reparamos no que vem em seguida: como você ama a si mesmo. Pera, peraí Vanessa... você tá querendo dizer que eu tenho que me amar pra poder amar o meu próximo? É isso? Bem... é isso mesmo que você ouviu leu. Mas não fui eu quem disse isso, foi Jesus. E faz todo sentindo. Porque afinal, se nós não soubermos nos amar como saberemos amar outra pessoa de forma saudável? Principalmente se for alguém que não gostamos ou com quem não temos nenhuma ligação.

Mas o que seria amar a mim mesmo? Bem pra começar que tal a gente pensar antes no que significa amar. Entre outras coisas, amar é respeitar, valorizar, cuidar. Amar a nós mesmo significa nos respeitarmos, nos valorizarmos e cuidarmos de nós. E não, isso não é egoísmo.

Então que tal você começar a si valorizar um pouco. A se respeitar e a se dar ao respeito? Que tal se olhar no espelho e dizer pra você mesmo que é lindo/linda?  Vou te dizer uma coisa... Ficar com 10 garotas ou garotos em um festa não faz de você um garanhão ou um gostosona, muito pelo contrário, faz de você outra coisa... Além disso, você já parou pra pensar por onde essa boca pode ter passado antes de encostar na sua? Outa coisa... minha filha, se você pesa 40 Kg, você NÃO é gorda (a não ser que você tenha 5 anos de idade, nesse caso é melhor procurar um médico...) e meu filho, a maioria das mulheres não gosta de homem extremamente bombado estilo sorvete. Ah! E beber até cair e não se lembrar de nada no dia seguinte ou se drogar até ter uma overdose não tá com nada também! Então se valorizem! Valorizem o corpo de vocês, o coração, a personalidade, as coisas nas quais vocês são bons etc. Se cuide!

Amar a si mesmo também é cuidar de si. Faça uma massagem no cabelo de vez em quando, cuide das unhas, faça exercícios, se alimente bem, vá ao médico (e tudo isso também vale para os homens ouviram leram??). Cuide-se! E cuide do seu espírito e da sua alma também. Leia a Bíblia, leia outros livros, ouça música, ore, dance,  estude. 

Ah! E detalhe importantíssimo nada de auto-comiseração, de ficar se lamuriando sempre! Fique triste, mas não deixe a tristeza te dominar eternamente. Se perdoe, você é humano e imperfeito e vai cometer erros. *E se Deus que é perfeito já te perdoou, por que você não se perdoa? 

Bem... o que eu queria dizer hoje era mesmo isso: Se valorize, se cuide, se respeite e se AME! Se Deus que é Deus te ama, por que você não se amaria?

* Volto a repetir que Deus perdoa, mas não vai passar a mão na cabeça de ninguém. Você vai ter que lidar com as consequências.
Ps:  Esse é o último post do ciclo de postagens sobre o amor. Dê uma olhada nos anteriores: Amor, Deus me ama então eu vou à forra e Amando os samaritanos e os leprosos.

Trilha sonora pra esse post:
Mirror - Barlow Girls





4 comentários:

Dayane Brito disse...

Gostei muito, Vanessa!
^^

Cíntia Mara disse...

Who are to tell me that I'm less than what I should be. Who are yooou? Who are yooou?
Amo essa música #novidade

Amei a série, Nessa. Interessante você tocar nesse ponto, porque amar a nós mesmos pode ser a parte mais difícil da equação.

E detalhe importantíssimo nada de auto-comiseração, de ficar se lamuriando sempre!
Não tenho um pingo de paciência pra isso! Sabe aquelas pessoas que são vítimas do universo e acham que TUDO SEMPRE está está contra elas? Ai, minha filha, eu tenho coisa mais importante pra fazer do que ficar tentando te prejudicar, né?

Bjo

Vanessa Carneiro disse...

Obrigada gente. ^^

Anônimo disse...

Muiiiiiiiitooo bom o texto Vanessa! Gostei ainda mais da trilha sonora, de tirar o folego *-* aisuhiasuhiasuh' A respeito do texto, é bem verdade que Cristo quer que amemos uns aos outros com intensidade e portanto nos da duas lições em um só versiculo: 1- me amar com intensidade 2 - para poder amar ao proximo com tamanha intensidade com a qual me amo! Imagine alguem que não se ama amando o proximo .. Trágico não? Graças a Deus pela bondade e misericordia que Ele tem por nós :D