segunda-feira, 5 de março de 2012

Amor de Redenção



''Califórnia, 1850. Uma época em que os homens vendiam a própria alma por um punhado de ouro e as mulheres vendiam o próprio corpo por um lugar para dormir.
Angel aprendeu a não esperar dos homens nada além de traição. Vendida como prostituta ainda criança, a única maneira que ela encontra para sobreviver é mantendo o ódio bem vivo em seu coração. E o que ela mais odeia são os homens que a usaram, deixando-a com um imenso vazio interior.
Até o dia em que ela conhece Michael Hosea. Um homem que busca o divino em todas as coisas, Michael obedece ao chamado de Deus para que se case com Angel e a ame incondicionalmente. Aos poucos, ele vai conquistando um lugar cada dia maior no coração de sua esposa, que começa a se abrir para ele.
Mas, com a chegada inesperada desse amor, Angel é invadida por sentimentos arrebatadores de medo e de desprezo por si mesma. E então ela foge, de volta para a escuridão, para longe do amor perseverante de seu marido, morrendo de medo da verdade que ela não pode negar: sua cura definitiva deve vir daquele que a ama até mais do que Michael... aquele que jamais vai abandoná-la.''

Eu não sei bem como começar essa resenha. Amor de Redenção é uma história linda e que mexeu muito comigo.
Sarah é uma menina doce e inocente até que é acidentalmente vendida como prostituta pelo padrasto. Acidentalmente, porque ele achou que ela seria adotada e tratada como filha por um homem rico e não violentada pelo mesmo e transformada em prostituta. A partir desse momento, Sarah morre e  em seu lugar nasce Angel, uma mulher linda e desejada pelos homens porém fria, insensível e desacreditada na bondade humana.
Até que um dia ela conhece Michael Hosea, um homem com uma fé que ela não consegue compreender. Um homem que não está interessado só em possuir o seu corpo, mas também em possuir o seu coração e o seu amor. De uma maneira meio inusitada, eles acabam se casando e depois disso começam a travar uma espécie de luta, ele luta para conquistá-la e ela para não se deixar conquistar.
Durante essa luta, Angel tenta constantemente se utilizar da única arma que ela conhece: o sexo. São raros os livros cristãos que se lembram desse detalhe na vida dos casados, eles sempre falam de como eles se amam e tudo o mais, mas muitas vezes esquecem do amor físico. Foi muito interessante ver como Francine Rivers retratou esse aspecto na vida de Angel e Michael, é claro que ela não descreveu e nem deu detalhes, mas esses momentos estão lá. Angel sabe tudo sobre sexo e sobre como dar prazer a um homem, mas não sabe nada sobre fazer amor e isso não é suficiente para Michael. Ele percebe que para ela isso é só mais uma obrigação e decide abrir mão disso até que seja tão prazeroso para ela quanto para ele. A partir desse momento as coisas vão começando a progredir entre os dois e, aos poucos, Angel vai aprendendo a se deixar ser amada e a amar.
O amor de Michael salvou Angel por um momento, mas não é suficiente para mantê-la salva. Com o decorrer da história ela vai descobrindo que o único amor que pode salvá-la por completo é o amor de Deus.
''Amor de Redenção'' é um livro sobre amor, amor que perdoa, que cura, que limpa, que aceita, que salva que ama. É um livro sobre o amor existente entre um homem e uma mulher, existente entre amigos e, principalmente, sobre o incondicional amor de Deus.
Definitivamente esse foi um livro que mexeu comigo. Me deixou mais uma vez maravilhada com o tanto que Deus me ama e também me deixou pensando se eu seria capaz de amar alguém de forma tão intensa pra fazer as coisas que o Michael e a Mírian (outra personagem do livro e  de quem eu gostei muito,diga-se de passagem) fizeram.

Só tenho mais uma coisa a dizer: Leiam esse livro. Vale muito a pena.

Um comentário:

Cíntia Mara disse...

Amo muito esse livro. Não tem nem um ano que li, mas já quero reler. É lindo demais. A gente sente e sofre com a Angel e o Michael. Muito profundo e emocionante.