segunda-feira, 4 de junho de 2012

Olhar para trás



Tenho reparado que no facebook tem sido frequente postagens de status ou memes sobre esquecer o passado e seguir em frente, não olhar pra trás, focar apenas no presente e no futuro  etc. Então comecei a pensar sobre isso e percebi que discordo completamente desse ponto de vista.

Olhar para trás não faz mal, muito pelo contrário (a não ser que Papai do céu mande, nesse caso se você olhar pode acabar virando uma estátua de sal). Uma boa dose de nostalgia sempre faz bem porque faz com que a gente se conheça melhor. Nosso passado é responsável pelo nosso presente e avaliá-lo pode nos ajudar a traçar nosso futuro. Parar para pensar em quem nós éramos há um tempo atrás faz com que, muitas vezes, a gente compreenda melhor quem somos hoje e como chegamos onde estamos. 

Quais os sonhos e planos que realizamos? Quais deles nós deixamos para trás? Quais mudaram? Quais ainda queremos realizar? Será que hoje eu sou a pessoa que eu queria ser? Sou hoje a mesma pessoa de ontem? Sou melhor, sou pior? Essas perguntas são respondidas justamente ao se olhar para o passado e as respostas podem mudar o rumo que nosso presente tem tomado e moldar nosso futuro.


This is your life
Are you who you want to be?
This is your life
Is it everything you've dreamed it would be
When the world was younger
And you had everything to lose?¹

Se eu continuo a mesma pessoa e acho que isso é bom vou continuar assim, se eu acho que isso é ruim vou procurar mudar. Se sou diferente e acho que sou uma pessoa melhor, ótimo! Vou buscar melhorar cada dia mais. Não vou esquecer quem eu era, mas não vou ficar me martirizando pelos erros que cometi. Vou mantê-los ocasionalmente em mente para que não volte a cometê-los, para não voltar a ser essa pessoa. Se eu acho que sou uma pessoa pior, talvez esteja na hora de voltar a ser quem era. Talvez esteja na hora de tomar uma atitude, buscar os sonhos que foram deixados para trás, admitir meus erros e retroceder.

Sem contar que... na boa... uma boa dose de nostalgia é sempre gostoso (mesmo que você seja do tipo masoquista =p). É bom deixar as lembranças passearem pela memória e nos incentivarem a criar novas. É bom relembrar de velhos amigos, quem sabe esse não seja o impulso que você precisa pra ir revê-los ou pelo menos recontatá-los?

Look at this photograph
 Everytime I do it makes me laugh²


Se queremos realmente seguir em frente precisamos olhar para trás e aprender com o que passou. Só assim poderemos saber exatamente onde queremos chegar.

Are you who you always said you would be?³

Isto posto (acho que ando escrevendo artigos demais =p), tenho mais uma coisa a dizer. Acredito que o problema não seja lembrar do passado, mas querer viver nele. Não existe máquina tempo. Não dá pra reviver ou mudar o passado. Lembrar do que aconteceu é ótimo quando você usa isso de incentivo, aprendizado e paramêtro para as suas decisões, mas ficar encalhado no que se passou e não vai mais voltar não é nada saudável. Então é sempre bom tomar cuidado. Visitar as memórias faz muito bem, se ancorar nelas não faz nada bem.

Ps: Se for pra ignorar totalmente o passado então é melhor demitir logo os historiadores porque o trabalho deles nos impede de progredir, certo?

Pps: Já é madrugada, eu tô com sono e tô escrevendo direto no pc, então espero que esse texto faça sentido.

Ppps: Trilha sonora: ¹This is your Life - Switchfoot  , ²Photograph - Nickelback e ³It's your Life - Francesca Battistelli (Tirando o verso citado, a música não tem muito a ver, mas escutem assim mesmo porque a letra é muito boa).

4 comentários:

Dayane Brito disse...

Muito bom seu texto, Vanessa. Concordo com as suas palavras... ^^

Felipe Fagundes disse...

Esse blog precisa de um botão de "curtir" ou algo assim, é o que eu queria fazer nesse momento :-)

Minha memória é tão ruim que meu passado é muito recente, raras vezes me bate uma nostalgia, pra mim isso funciona bem.

Vanessa Carneiro disse...

Valeu Dayane. :)

Felipe, vou ver se aproveito as férias e implanto o disqus, aí vai ter um botão de curtir. Minha memória é daquelas que lembra o que ninguém mais lembra.

Livia disse...

"And I'm not who I thought I was 24 hours ago/ Still I'm singing 'Spirit, take me up in arms with you'/ And you're raising the dead in me."

Procura, muito bela.