segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vida em Abundância X Vida à la Dorian Gray



"Londres. Dorian Gray (Ben Barnes) é um belo e ingênuo jovem, levado à alta sociedade local por Henry Wotton (Colin Firth), que lhe apresenta os prazeres hedonistas da cidade. Basil Hallward (Ben Chaplin), um artista que frequenta este meio, resolve pintar um retrato de Dorian, de forma a capturar sua beleza jovial. Ao ver o quadro Dorian faz a promessa de que daria tudo, até mesmo sua alma, para permanecer sempre com o visual nele estampado. A partir de então Dorian não mais envelhece, mas todos os pecados que comete e a idade que chega são demonstrados no retrato, cada vez mais terrível. Para que ninguém mais o veja, Dorian decide esconder o retrato no sótão de sua casa."
(Sinopse encontrada aqui.)

Não. Esse texto não é uma resenha sobre o filme (e nem sobre o livro), mas caso alguém queira saber eu adorei e recomendo. Sabe quando bate aquela vontade doida de ler um determinado livro? Pois é. Eu tava  desse jeito com O Retrato de Dorian Grey, mas como a fila de livros que tenho pra ler estava/está enorme eu ia demorar pra poder desfrutar essa obra. Foi quando eu descobri que tinha o filme e quando vi que quem fazia o Dorian era o lindo do Príncipe Caspian Ben Barnes eu decidi que tinha que assistir (momento piriguetagem cinematográfica).

Depois que assisti a esse filme eu fiquei pensando sobre muitas coisas que são abordadas nele e resolvi compartilhar com vocês. Só que como já faz um tempo que eu também estava planejando fazer uma postagem sobre vida em abundância eu resolvi misturar as duas ideias porque se não acabaria escrevendo dois textos falando quase a mesma coisa.

"Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.'' João 10:10b

Mas o que é vida em abundância? Antes de qualquer coisa, acho interessante verificar outras versões desse versículo:
eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.
João 10:10

"Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.'' (NVI)

"Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.'' (NTLH)
João 10:10

eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.
João 10:10
Segundo o web dicionário e o Aurélio, abundância significa: grande quantidade; riqueza; fartura. E plenitude significa: estado do que se acha completo, inteiro, cheio, repleto; superabundância, grandeza. Ou seja, uma vida em abundância é uma vida farta, rica, repleta, cheia. Mas... o que seria uma vida farta, rica, repleta e cheia?

Talvez você me diga que, na sua opinião, isso significa dizer que você deve aproveitar a vida "ao máximo", que uma vida nesses termos é uma vida de total ''liberdade'', na qual você pode fazer o que quiser. Talvez pra você uma vida assim inclua muitas baladas, dançar a noite inteira todos os finais de semana, beber até não aguentar mais, ficar com o máximo de garotos (as) possível e, talvez, até se entregar ao êxtase de uma droga. Ou seja, uma vida prazerosa onde o mais importante é a sua felicidade.

No filme "O Retrato de Dorian Gray'', o Dorian dedica sua vida completamente ao prazer. O rapaz doce, romântico, ingênuo e inocente do início da história acaba se deixando levar pelos ''amigos'' e pela sociedade e acaba se tornando um verdadeiro e completo hedonista. Ele está sempre com uma bebida na mão e não rejeita um drink. Também acaba usando várias drogas. Ele se envolve com altas orgias com direito até a sado-masoquismo. Mulher, homem, mais nova(o), mais velho(a), pra ele não importava. Se ele conseguisse seduzir então tava valendo. O cara experimenta e faz de tudo o que você conseguir imaginar, inclusive assassinato. E o ''melhor'' de tudo é que ele não sofre as consequências físicas de nada disso. Olheiras depois de uma noite pirando horrores? DST por causa de sexo irresponsável? Cirrose por beber demais? Engordar por comer exageradamente? Dor de cabeça por causa de uma ressaca? Velhice devido ao tempo passando? Dorian Gray não sabe o que são essas coisas. E ao perceber isso ele acaba se tornando emocionalmente insensível também. Ele simplesmente bloqueia qualquer sentimento de culpa e deixa de sentir remorso (e muito menos arrependimento) pelas suas ações.

 
Acho que essa é a vida dos sonhos de muita gente, a receita para a felicidade. Mas apesar de ter experimentado todos os prazeres (tanto os saudáveis quanto e, principalmente, os não-saudáveis) que a vida lhe ofereceu, Dorian não era feliz. Sua vida era incompleta, vazia, nada plena e abundante.


Virar a noite com os amigos, dançar a noite inteira é divertido? Muito. E não é errado fazer isso. Agora imaginem se toda vez que eu saísse de casa eu voltasse só de madrugada ou na manhã seguinte? Se todo final de semana essa rotina se repetisse? Isso acabaria me deixando mega cansada e sem condições de aproveitar o dia seguinte. E se eu tivesse algum compromisso na manhã seguinte então... acho que isso seria uma péssima ideia. Ou seja, uma vida assim a longo prazo não me faria nada bem. Sem contar o quesito dinheiro porque, na boa, não é todo mudo que pode contar com uma herança milionária como o Dorian pra gastar a três por quatro.

Uma vida centrada apenas em buscar ter prazer não é uma vida abundante. Não estou dizendo que pra ter uma vida plena é necessário virar um recluso, se abdicar de toda forma de prazer e viver sempre sofrendo. Muito pelo contrário. Acredito sim que viver abundantemente envolva prazer e muita diversão, mas de forma comedida. Uma vida em abundância é intensa, mas moderada. Viver dessa forma requer diversão e prazer porém saudáveis, requer ter amigos e família. Requer fazer o que se gosta (ouvir música, assistir a filmes, ler, viajar etc.). E pra se viver assim você precisa cuidar de si mesmo porque, como eu já disse, você não é o Dorian e, portanto, sofrerá as consequências dos seus excessos.

Além disso, eu creio que viver dessa forma significa ir atrás dos nossos sonhos e do que é importante para nós e também significa fazer algo. Não estou dizendo que é pra você mudar o mundo, mas como Natalie Babbitt disse no seu livro Vivendo na Eternidade: "Você precisa fazer algo com a sua vida se vai ocupar espaço nesse mundo." Então faça algo de útil com a sua vida. Não precisa ser nada grandioso, pode ser um gesto pequeno, mas faça. Não passe por esse mundo despercebido, deixe sua marca. Isso sim é realmente viver ao máximo.

Ter uma vida abundante significa ter o suficiente, ser feliz, ser completo e precisar de mais nada. Essa completude é tanto emocional quanto espiritual e eu acredito que só se pode ser espiritualmente pleno através de Jesus. Creio que não existe forma de sermos felizes ou termos uma vida em abundância além do viver centrado na figura de Jesus Cristo. Ele mesmo afirma que veio pra que a tivessemos. Ele nos concedeu salvação e graça e pagou o preço pelos nossos pecados nos livrando, assim,  da morte e nos permitindo ter vida. Mas mais do que simplesmente vida ele nos concede vida plena.

Uma vez eu estava passando com uns amigos em frente a um bar e havia muitas pessoas já bêbadas e protagonizando cenas de muita vergonha alheia e um dos meus amigos fez o seguinte comentário: "Nasce só uma vez e faz isso com a vida." E meu amigo estava certo. Nós só nascemos uma vez e só temos uma vida, então meu conselho é que você viva em abundância, mas no fim das contas a escolha é sua. Você decide como vai viver.


 

2 comentários:

Anônimo disse...

Muita leitura = Muito conhecimento e capacidade de trazer lições de vida a partir de qualquer filme ou livro.. Isso é muito massa!
PArabens Van! :D

Lívia disse...

Uma pena que muitas pessoas se satisfazem por tão pouco, pelo o que lhes é oferecido nessa breve vida. É necessário visão de eternidade.