segunda-feira, 25 de maio de 2015

O Livro dos Vilões




Pessoas boazinhas são tão chatas. Não há nada melhor do que um bom vilão. Sei do que estou falando. Também tenho meus momentos de maldade, vocês me conhecem bem...

Por isso mesmo estou certa de que vão se divertir muito com este livro: Irmãs que amam sapatos e odeiam a meia-irmã - muito natural, é claro; uma madrasta hilária viciada num app para iPad e em experiências com venenos, huahuahua; um bruxa que me lembrou muito dos tempos do colégio; e um lobo com crise de consciência... vai entender!
Então vamos parar de enrolação! Se estiverem na praia, peçam uma bebida bem geladinha e ajeitem seus óculos escuros, porque é impossível parar de ler as novas histórias desses vilões cheios de classe e... maldade!

Você sabe que me ama.
Xoxo, Blair Waldorf. (Sinopse retirada da orelha do livro)

Assim como O Livro das Princesas, o Livro dos Vilões tem como proposta ser uma releitura moderna e realista dos contos de fada, a diferença é que, dessa vez, as histórias são contadas do ponto de vista dos vilões. Os contos foram novamente escritos por escritores brasileiros e ianques e novamentes os brasileiros foram mais legais. Então, vamos às histórias!

#Stepsisters - sobre sapatos e selfies, Cecily von Ziegeser: Releitura de Cinderela. Nastia e Dizzy são duas irmãs gêmeas superficiais e viciadas em sapatos que adoram fazer a irmã de criação Cindy de gato e sapato. Gostei da fada madrinha e SPOILER da Cindy ter mostrado um lado um pouco vingativo SPOILER, mas o enredo foi bem fraquinho e extremamente superficial, o que não me surpreendeu porque os poucos livros que já li dessa autora seguem essa mesma linha. Achei que o conto deixou muito a desejar e poderia ter sido bem melhor.

Menina Veneno, Carina Rissi: Releitura de Branca de Neve. Malvina é uma supermodelo e se acha a mulher mais linda do mundo, mas vê esse mundo virar de cabeça para baixo quando sua enteada Bianca Neves decide investir da carreira de modelo também. No geral, achei o conto bem legal e gostoso de ler, mas não curti alguns aspectos do final.  

Quanto mais afiado o espinho, Diana Peterfreund: Releitura de A Bela Adormecida. Conta a história de Madalena que vive em uma família de "bruxas", mas tenta a todo custo ser normal. Um dia, ela conhece três meninas numa piscina pública e as quatro se tornam melhores amigas, só que as outras garotas desconhecem a origem de Madalena. Gostei da personagem Madalena e odiei suas "amigas". O conto é legal e bem triste.

A Menina e o Lobo, Fábio Yabu: Pelo título acho que deu pra perceber que a história é baseada em Chapeuzinho Vermelho, né? Esse conto fugiu totalmente da parte realista da proposta já que mantém o aspecto fantasioso da história, mas mesmo assim foi meu conto preferido. O Lobo é um ótimo personagem, super bem desenvolvido e a história foi muito bem bolada. Não quero falar muito para não dar spoiler, mas esse conto super vale a pena ser lido! 

De uma maneira geral, o livro é legal, mas deixou um pouco a desejar. Por mais interessante que tenha sido o fato de tantos os vilões quanto os mocinhos não maniqueístas, eu esperava vilões mais vilões e malvados. Sinceramente, eu achava que esse livro seria mais legal e interessante que o das princesas justamente por ser do ponto de vista dos vilões, mas as histórias acabaram sendo um pouco fracas. O único conto que eu amei mesmo foi A menina e o lobo, ele fez valer a pena todo o livro.


2 comentários:

Felipe Fagundes disse...

Ri tanto de "Bianca Neves" Hahahahahah

Esses livros de contos, geralmente, não compensam mesmo.

Vanessa Carneiro disse...

O das Princesas compensou (apesar de ter um conto super tosco nele), mas o dos Vilões me frustrou um pouco. Só tem uma história que é realmente muito boa.