quinta-feira, 28 de maio de 2015

Os Melhores Contos dos Grimm

Branca de Neve

Os Melhores Contos dos Grimm é um seriado alemão que passa no Globosat todo domingo às 9:00. A série é uma adaptação televisiva de diversos contos dos irmãos Grimm (mas às vezes eles adaptam uma história de outro autor como A Pequena Sereia que foi escrita por Andersen). 

Conheci essa série acidentalmente quando mamãe colocou no Globosat no meio do episódio de A Pastora de Gansos e me chamou, depois disso não paramos mais de assistir. Eu gostei porque, ao contrário de muitas das atuais adaptações, eles não romantizam as histórias em excesso. Quando eu digo romantizar, não falo de romance em si (porque isso ainda há bastante), mas de idealização da história. Tipo, ainda é possível perceber os traços de violência que permeavam os contos "originais". No final de A Pastora de Gansos, por exemplo, a dama de companhia é SPOILER sentenciada a ser colocada nua em um barril com 1000 pregos e ser arrastada por cavalos SPOILER. É claro que essa cena não foi mostrada, mas ela não foi totalmente excluída e isso me fez vibrar internamente. E apesar de a maioria das histórias que já assisti até agora terem amor romântico, já percebi que isso não foi um fator para a escolha dos contos que seriam adaptados. Tem histórias sem isso como base também, o que é muito legal porque contos de fada não são sinônimos de romance como a maioria das pessoas parece pensar.

Outra coisa que achei legal é que muitas das histórias eu não conhecia e olha que eu já li váááárias histórias dos Grimm, inclusive a coleção da Cosac Naify com mais de cem histórias. Cada episódio é um conto diferente e os títulos aparecem bem no começo então é preciso prestar atenção senão não dá pra saber qual é a história da vez. O legal quando não dá tempo de ver o título é tentar adivinhar qual é o conto pelo enredo (deixei mamãe surpresa quando descobri que uma história era A Bela Adormecida por causa de uma rã! hahaha), mas como eu disse antes, muitas das histórias são um pouco desconhecidas então nem sempre dá pra adivinhar qual é por isso recomendo que sempre tentem ver o título antes.

Enfim, gostei muito e recomendo principalmente pra quem gosta de contos de fada. Infelizmente não sei se passa na Netflix ou em algum outro site para assistir online e nem achei para baixar por torrent então só mesmo na tv pra assistir. Se você encontrar disponível em outro local, por favor, me avise nos comentários. Nem sempre estou em casa no horário que passa. T.T
(Correção: Quando escrevi esse post o seriado ainda passava dia de segunda a tarde por isso nem sempre eu estava em casa para assistir. Agora que só passa domingo pela manhã meu atual problema é que eu estou no décimo sono no horário da série T.T)



Gostou do post? Comente! Compartilhe!

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei da sinopse! Parece ser uma boa pedida pra relaxar sentando no sofá... :3