quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Adultos de Verdade



Há alguns dias eu fui pra praia com alguns amigos do CBP (Colégio O Bom Pastor) e percebi uma coisa: estamos virando adultos. Tá... o fato de eu estar fazendo 20 anos no fim do ano já devia ter me feito perceber isso. Mas o que eu tô querendo dizer é que todos nós estamos virando adultos e não apenas eu. Quase todos já tiraram a carteira de motorista - alguns outros amigos meus já têm até o próprio carro - ou estão quase para tirar, alguns estão namorando, a maioria está na faculdade ou entrando nela, muitos já estão trabalhando ou pelo menos arrumando emprego.

Acho que o que realmente me fez pensar sobre isso foi porque eu cresci com a maioria dessas pessoas. Os vi todos os dias por anos e não reparei no quanto cresciamos até passar um tempo sem os ver e de repente perceber que muita coisa mudou. Percorri nesse dia mais uma vez o mesmo caminho que costumava percorrer nos tempos de escola, entramos na rua do CBP, atravessamos a avenida, dobramos a esquina, entramos na minha rua e Odálace me deixou na porta da minha casa e depois foi pra dele. Mas dessa vez teve uma diferença: estavámos de carro com ele dirigindo. Acho que além disso ter passado um dia e meio fazendo supermercado, pegando mamãe no trabalho, indo trabalhar e andando pra cima e pra baixo com Carol no carro dela e mais o post que a Ju do Fina Flor fez sobre Adultos me fizeram pensar sobre o assunto e eu acabei percebendo algo, apesar de estarmos nos tornando adultos ainda estamos longe de sermos adultos de verdade. Adultos de verdade não ficam brincando de se bater (né, Mariana?...), não ficam fazendo desenhos na areia com os pés, não ficando pulando só para bater foto no ar. Adultos de verdade sabem muito bem que caminho tomar e não ficam ligando pro pai, que está em uma reunião, só porque estão perdidos e não sabem chegar em um determinado lugar. E pra ser sincera espero que nenhum de nós nunca se torne um adulto de verdade.

Adultos de verdade não fazem biscoito caseiro em formato de corações ou bonequinhos e muito menos enchem o carrinho de supermercado com biscoito (a não ser que tenham filhos). Aliás, adultos de verdade não comem biscoito a não ser que seja cream cracker e muito menos se dão ao trabalho de fazê-los. Adultos de verdade tomam café e não precisam se preocupar em levar toddynho ou nescau em caixinha quando vão para algum congresso, retiro ou coisa do tipo. Adultos de verdade não raspam a lata de leite condensado com o dedo, não fazem brigadeiro de panela e depois sentam em frente a TV com uma colher para raspar a panela.

Adultos de verdade sempre se vestem e se sentam como adultos. Só vão trabalhar maquiadas (elas) ou de gravata (ele), mesmo que o trabalho não exija isso. E também não vão para a faculdade de havaina. Adultos de verdade só lêem livros de adulto, não perdem seu tempo com historinhas infantis ou resvistinhas da turma da Mônica.

Adultos de verdade não assistem desenhos animados (a não ser que tenham filhos e sejam responsáveis o suficiente pra procurar saber o que eles assistem) e não passam horas discutindo sobre esse assunto com os colegas da faculdade. E muito menos ficam falando de desenhos, animes, mangás e video game antes de começar um treinamento de emprego (não fui eu quem começou, mas não resisti a entrar na conversa rsrsrs).

Eles também não saem de casa sem sombrinha torcendo para arriar um toró e eles poderem tomar banho de chuva. Adultos de verdade não banham na chuva. Em um aniversário, adultos de verdade ficam sentados em suas mesas, comendo, bebendo e conversando sobre assuntos sérios e não falando besteira, brincando de detetive ou de esconde-esconde. Também não sentem um desejo incontrolável de colar adesivos em tudo o que vêem (o que inclui a carteira do plano de saúde e a carteira de trabalho).

Adultos de verdade não chegam em um lugar e cinco minutos depois já estão rolando no chão com uma criança no colo. Não falam sozinhos e não passam horas sonhando acordados. Ah! E também têm bom gosto para vinho.

Adultos de verdade não dão escândalo quando reencontram velhos amigos e não surtam quando vêem um bebê desejando ter um também =p (tá... alguns fazem isso...). Adultos de verdade não passam horas jogando video-game ou navegando em blogs.

Depois disso tudo cheguei a conclusão que existem três tipos de adultos:
1. Adultos de  Verdade - seguem fielmente a esse padrão, são raros e também são uma espécie em extinção.
2. Adultos de Quase-de-verdade - os mais comuns, agem muitas vezes como adultos de verdade, mas não seguem a risca a esse padrão e conseguem fugir dele e inovar com frequência.
3. Pseudoadultos - às vezes agem com adultos de verdade, mas o fazem apenas porque querem e não simplesmente porque são adultos. Possuem mais liberdade de agirem como querem e muitas vezes isso significa agir feito criança.

Não sou uma adulta de verdade e acho que nunca serei. Para ser sincera não faço a mínima questão se ser. Prefiro continuar assim: uma pseudoadulta. Me vestindo como mulher ou como menina dependendo do que tô a fim, banhando na chuva, comendo brigadeiro de panela, colando adesivo em tudo e sendo feliz.



Ps: Esse post era pra ter saído há alguns dias, mas como na hora de postar o blog deu pane às duas da manhã e eu tive que refazer praticamente tudo ele só saiu agora. Então pode ser que eu tenha me esquecido de colocar alguma coisa que tenha pensado antes, mas espero que vocês gostem. (pronto! desbafei!)

Ps2: Não. Eu não estou tendo um surto do tipo estou com quase duas décadas e ainda não fiz nada com a minha vida! Pelo menos não ainda, talvez quando estiver mais perto de dezembro... É só que comecei a pensar sobre o assunto (culpa da Ju) e resolvi fazer esse texto.

Ps3: Fiz o texto direto no blog e estou com preguiça de revisar então me perdoem se tiver muitas letras engolidas ou erros de ortografia e pontuação.

14 comentários:

iris g. pestana disse...

muuuuuuiiito show...
mas rapidão
isso também é uma indireta pra mim?!?!
ahsiudhasiudhaisuhdiuashd... ^^

Vanessa Carneiro disse...

kkkkkkkkkk
não. mas se a carapuça serviu...
uahsuahushuahush
acho que a carapuça vai servir em muita gente!

Natanzim47 disse...

Oww...
Eu não quero ser adulto naum...
quero ser LIVRE PRA VOAR!
Ou não.
Nesse sentido, a livre-vocação para entendermos a questão, está intimamente ligada a diversas agruras sociais das quais as pessoas foram tendo a formação de sua característica cultural. É essa a diferença essencial que devemos ter em mente[/adultoxato

rsrsrsr

Vanessa Carneiro disse...

traduzindo o que natan disse: ele diz mais ou menos isso "assim, para entendermos essa questão com certa liberdade, devemos ver que (a concepção de ser adulto) está ligada aos problemas que vivenciamos no dia-a-dia, que faz com que as pessoas sejam influenciados pelo meio cultural. Isso é também muito importante.
(apesar de nem ser tão importante assim)

Anderson disse...

Você falou carapuça, acho que serviu em mim, rsrsrs, acho que todo adulto tem seu lado infantil, pode ser quase imperceptível mas tem, eu tenho mais o lado infantil do que adulto e também prefiro não mudar isso.

IT´s True disse...

o q é ser adulto de verdade.?..eu acho nessa q não somos pseudoadultos somos apenas adultos do nosso jeito, sem perder a alegria, sem perder a espontaneidade!ser adulto é encarar tuas responsabilidades e aceitar q vamos ter q batalhar muito pra conseguir alguma coisa por nós e para nós!então... estamos prontos para isso? se sim pq não fazer isso do nosso jeito?

Vanessa Carneiro disse...

a maioria têm anderson, mas alguns poucos são só adultos, parece que já nasceram grande.

rafa, ser adulto do nosso jeito e pseudoadulto dá praticamente na mesma, pelo que entendi da tua visão. Só que o nome peseudoadulto tem mais graça =p =]

Cíntia Mara disse...

Ei, eu não saio de casa sem sombrinha. Será que estou me tornando adulta de verdade? Huahuahauha. Não, acho que adultas de verdade são bem resolvidas e não entram em pânico se espirrar uma gotinha de água no cabelo chapado (só porque levou horas pra fazê-lo).

Ah... Eu não colo adesivo em tudo, de jeito nenhum! Eu compro os adesivos pra ficarem guardados e eu poder esnobar as minhas irmãs quando chego aos mais de 800 (sim, já cheguei a esse ponto).

Fiquei com "inveja boa" (esmalte? haha) de você e da Ju e fiz um post desses também, rsrsrs. (Adultos de verdade imitam os amigos quando eles fazem coisas legais?)

Bjos

Anônimo disse...

Eu nunca saí de casa sem sombrinha, pq toda vez que eu saía e voltava que nem "um pinto molhado" minha mãe tratava de me esfolar auhauhahu
Adorei tanto esse post. Eu também nunca quero ser uma adulta de verdade. Estou quase fazendo 18 anos (ai meu Deus, falta um mês!) e na verdade eu não quero largar a adolescência. Comigo não cola isso de "jovem" haha
Acho que nunca serei uma adulta de verdade... Ou talvez, eu serei. Mas morrendo de vontade de ser pseudoadulta.

Annie Mucelini disse...

Eu sempre levo água e sombrinha na bolsa. E dificilmente saio sem um casaco. Aimeudeus! hahaha

Jhessica Monteiro disse...

Eu sou Peter Pan! Iááááááá, hehehehe

Anônimo disse...

Eu também sempre saio com sombrinha na bolsa, será que sou adulta de verdade???
Não quero *biquinho*
O melhor é ser criança, né?
Crescer é chato demais!
Beijooooos

Letícia disse...

Lendo o 3º post adultos de verdade, depois dos da Cintia e Annie. Acho que tb sou uma pseudoadulta.
Legal!!! Bj.

Damares Liron disse...

nunca serei adulta