segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Becoming Jane


Em primeiro lugar devo dizer que é frustrante assistir a um filme já sabendo o final e desejando que fosse diferente. Mas como não se pode voltar no tempo e mudar o que aconteceu, o jeito é aprender a lidar com essa frustração e curtir o filme. Vou logo avisando que a resenha vai conter spoilers, mas nada que não fosse possível achar em alguma leitura sobre a vida de Jane.

Becoming Jane (Amor e Inocência odiei o título em português) conta a história da maravilhosa autora Jane Austen. Desde que fiquei sabendo desse filme fiquei com vontade de assistir. Como não achei pra alugar eu resolvi baixar. E valeu a pena.

O filme é muito bom e os atores execelentes. Jane é dona de si, inteligente, criativa e a frente do seu tempo. Tom Lafroy é o tipo festeiro e que se acha, mas tem um coração bom, é romântico e corajoso. Fiquei com raiva dele por não enfrentar o seu tio quando ele não permitiu o casamento dos dois, mas ele ganhou minha admiração quando propôs o que propôs para Jane. E ela ganhou ainda mais minha admiração quando desistiu do homem que amava por certo motivo que não vou citar aqui.

A mãe dela me lembrou um pouco da senhora Bennet. Me irritaram algumas de suas atitudes, mas no final gostei muito da atitude dela ao se posicionar ao lado da filha e apoiá-la. E o pai me lembrou do senhor Bennet. A Lucy me irritou bastante, oh menininha chata essa! E o carinha (não lembro o nome dele) que era "amigo" da família e foi o responsável pelo tio do Tom vetar o casamento dos dois me deu muita raiva. Que cara egoísta!

Devo dizer que me entristeceu a parte em que o Tom apresenta sua filha Jane a Jane.


*"Afeto é desejável. Dinheiro é indispensável! Do que você pensa que vai viver? Da sua caneta!??"

*"- Como você prentende viver agora?
- Da minha caneta."

*"Eu não tenho nenhum dinheiro, nem propriedade... ou recurso pra te pedir em casamento, mas você deve saber o que eu sinto. Jane, eu sou seu, eu sou seu, eu sou seu de coração e alma."


Filme recomendadíssimo! Já virou um dos meus preferidos.

* Tradução livre e feita praticamente de memória.

3 comentários:

Cíntia Mara disse...

E quem não odiou esse título? Acho que quiseram lembrar Orgulho & Preconceito e Razão & Sensbilidade, mas ficou muito #fail. Sem contar que muita gente acha que tudo o que tem "aaaa & bbbb" no título é baseado em livros da Jane. Como um comentário que recebi na resenha de R&S "o mais próximo que já cheguei de Jane Austen foi em Desejo & Reparação", huahauhauha.

Nossa, a parte da filha dele é de cortar o coração. O Tom é muito gracinha. S2 James McAvoy, hehe. Mas uma das coisas que eu mais gostei foram os trechos de livros dela. Não tô lembrando agora, mas tem uma parte de O&P que adoro!

Bjos

Jhessica Monteiro disse...

Minha mãe me deu esse filme, mas eu já tinha assistido e troquei... hehehehhehehehe
Mas ele é legalzinho sim! E a Anne, perfect!

disse...

Jane Austen é maravilhosa, suas obras são muito boas e inspiradoras.
O filme, sim, gostei muito também.
Recomendo tbm.