terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cidade dos Ossos




Quando Clary, de 15 anos, dirige-se para fora do Bar Pandemonium em Nova Yorque, ela mal espera testemunhar um assassinato, muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos com tatuagens estranhas e armas bizarras. Então o corpo desaparece no ar fino. É dificil chamar a polícia quando os assassinos são invisíveis para todos e quando não há, nem uma mancha de sangue, para mostrar que um rapaz morreu. Ou era um rapaz?
Este é o primeiro encontro de Clary com os Caçadores de Sombras, guerreiros dedicados a livrar a Terra dos demónios. É também seu primeiro encontro com Jace, um Caçador de Sombras (ShadowHunter) que parece um pouco como um anjo e age como um parvo. Em 24 horas Clary é “puxada” para o mundo de Jace com uma vingança, quando sua mãe desapareceu e Clary foi atacada por um demónio.
Mas por que os demónios estariam interessados em mundanos vulgares como Clary e sua mãe? E como Clary de repente recebe a Visão? Os Caçadores de Sombras gostariam de saber. . . 
(Sinopse retirada da contra-capa ou da orelha do livro - não lembro bem =p)

Quando Gustavo me emprestou esse livro eu pensei logo assim: Deve ser mais um desses livros sobre anjos caídos e nefilins. Fui ler o livro sem muitas expectativas e acabei me supreendendo. Cassandra colocou na trama todos os elementos necessários para um romance clichê de sucesso: menina normal não-popular na escola, melhor amigo da menina apaixonado por ela, menino bad-boy e que também tem uma melhor amiga; só que ela pega todos esses elementos e os transforma de uma maneira que ninguém espera.

A escrita de Cassandra Clare é leve e a história simplesmente flui. Sabe aquele enredo previsível que não tem surpresa nenhuma? Cidade dos Ossos não é assim.  Eu me surpreendi constantemente com o decorrer da leitura e quando comecei a juntar as peças e a ligar os fatos eu não conseguia/ não queria acreditar no que estava descobrindo.  Não é pra menos que o Jace ficou em estado de choque. Até eu fiquei!

O ritmo de leitura é agitado, corrido, você não consegue parar de ler enquanto não acabar. E o final é daqueles suficiente pra te acalmar e te satisfazer momentaneamente mas também pra te deixar curioso quanto ao que mais vai acontecer e morrendo de vontade ler Cidade das Cinzas.

Devo dizer que fiquei super animada por já saber quem era um dos demônios que apareceu na trama só porque já o conhecia de Deixados para Trás. Ah! E o cálice me lembrou muuuuito do Graal. #soudoida

Livro mais do que recomendado! Amei o livro e já quero assistir ao filme quando for lançado.

Ps.: SPOILER Eu não vou me conformar de o Jace ficar com o Alex no fim, não vou!!!! SPOILER

5 comentários:

Cíntia Mara disse...

Já vi muitos elogios pra essa série, mas não tive a menor vontade de ler. Até deixei que as meninas daqui me contassem o spoiler do casal num dos nossos encontros.

Devo dizer que fiquei super animada por já saber quem era um dos demônios que apareceu na trama só porque já o conhecia de Deixados para Trás.

Rindo muito com essa frase. Tipo: "É, mó legal, encontrei um demônio conhecido meu, sabe?" Hauhauhauhauhauah
Quem era, Apoliom?

Bjos

Vanessa Carneiro disse...

Eu pensava que era do mesmo autor de O Colecionador de Ossos e que era no mesmo estilo. Depois que peguei emprestado foi que eu li a sinopse e vi que eu me confundi (e olha que eu já tinha lido resenhas sobre ele). Eu gostei bastante do primeiro livro, muito melhor do que eu esperava.
ahushauhsuhuash Acertou. O demônio era Apoliom.

Felipe Fagundes disse...

Eu comprei esse livro no dia do meu aniversário desse ano (15 de julho) e até hoje não li. Foi num impulso mesmo. Sua resenha me lembrou que ele está ali na minha estante.
As resenhas sobre ele são bem empolgadas mas há controvérsias sobre a autora, sei lá. Dizem as más línguas que ela é quase uma plagiadora.

PS: Você quase me matou com esse spoiler inesperado!

Quezia Rodrigues disse...

quero emprestado esse livro....despertou a minha curiosidade!! rsrs

Vanessa Carneiro disse...

Felipe, tira ele da estante e vê o que vc acha dele. ^^ Sério? Eu ainda não tinha visto nada sobre plágio. Qual a obra que estão dizendo que ela plagiou?
Ps: Ninguém mandou ler o spoiler!!! uahsuhaush
Pps: Você já leu Um Dia?

Quel, pede pra Gustavo emprestado e vê se vc gosta. :)