sábado, 11 de janeiro de 2014

Melhores Finais

Eu não sei vocês, mas eu sou do tipo que acha que um final muitas vezes é capaz de salvar ou estragar toda uma história. Por isso eu resolvi elaborar esse post, pra falar sobre os três melhores finais que eu já vi/li. Os finais serão organizados por ordem cronológica (o primeiro a que assisti, depois o segundo etc.). O texto é sobre finais então haverão spoilers, mas colocarei avisos antes de contar o final. 

MELHOR FINAL DE TEMPORADA

As Guerreiras Mágicas de Rayearth é um dos primeiros animes ao qual me lembro de ter assistido e era um dos meus desenhos preferidos quando era criança. Eu lembrava pouca coisa a respeito desse anime, mas há uns 3 anos atrás eu reassisti a todos os episódios. O final do anime em si é bem previsível e eu não consegui decidir se gostei ou não porque não era o fim que eu queria, mas era o fim mais lógico.
Em compensação, o final da primeira temporada é inesquecível (tanto é que mesmo não lembrando do resto do enredo eu nunca esqueci o final) porque é totalmente inesperado. Você passa todo o desenho achando que as coisas são preto no branco e que sabe qual é a missão das guerreiras mágicas, aí no último episódio você descobre o motivo pelo qual o Zagato sequestrou a princesa Esmeralda tornando-se o vilão da história e, para completar, ainda tem o pedido que a princesa faz às guerreiras ao explicar qual é a sua verdadeira missão. E OMG OMG OMG! Não tem como não surtar! Quer dizer quem, em são consciência, esperava descobrir que SPOILER o sumo sacerdote Zagato e a princesa Esmeralda tinham se apaixonado!? E que por causa desse amor ela não conseguia mais cumprir seus deveres como pilar de Cephiro e por isso havia convocado as guerreiras mágicas para que a matassem porque só assim outro pilar poderia ser escolhido!? E que o Zagato a sequestrou justamente para mantê-la viva (mesmo sabendo que isso significaria a destruição de Cephiro) e protegê-la das guerreiras!? E que, após a morte de Zagato, a princesa imploraria para que as guerreiras a matassem e ainda por cima se transformaria numa espécie de guerreira badass e vingativa ao descobrir a morte do amado!? SPOILER E é por todos esses motivos que o final da primeira temporada de As Guerreiras Mágicas de Reyearth é o melhor final de temporada ao qual eu já assisti.

MELHOR FINAL DE LIVRO

O Assassinato no Expresso do Oriente tem o melhor final simplesmente porque nunca em um milhão de anos eu ia imaginar que o assassino era SPOILER não uma mais várias pessoas. Praticamente todos os passageiros do trem (excetuando o detetive Poirot e mais um ou dois personagens) tramaram a morte da vítima e todos foram responsáveis por esfaqueá-lo pelo menos uma vez. SPOILER
Não tem como ficar enrolando. Esse livro tem o melhor final de todos simplesmente pelo fato do assassino ser quem é. Leia o livro (ou assista ao filme) e você vai entender.


MELHOR FINAL DE ANIME

Eu levei uma vida pra terminar de assistir a Code Geass, mas super valeu a pena. Esse é um dos melhores animes ao qual eu já assisti. E o final... gente, esse é o melhor final ever! É um pouco complicado explicar porque eu gostei tanto do fim, mas vou tentar. O último episódio de Code Geass casa perfeitamente com o restante da série e mostra a importância de se ter um propósito e que as pessoas precisam ter algo em comum pra ficarem unidas e filosofa sobre como um símbolo normalmente se torna mais importante do que a pessoa que o carrega (e quando se estuda algo relacionado a esse assunto não tem como não lembrar desse final).
O interessante é que mais de um personagem chegou a mesma conclusão sobre o que deveria ser feito para dar fim a guerra que assolava o mundo: SPOILER dar uma causa em comum às pessoas, mesmo que essa causa fosse alguém para que todos odiassem (não concordo muito com o fato de que alguém pra odiar fosse a melhor escolha, mas no desenho deu certo) SPOILER e todos estes estavam dispostos a pagar o preço, por maior que fosse. SPOILER O Lellouch se despedindo da Nunally dizendo que a amava e tudo o mais e que nunca deixaria que todos a odiassem e que ele é quem deveria carregar a culpa por tudo de ruim que acontecesse só pra depois fazê-la esquecer disso e tratá-la com indiferença foi de partir o coração. #snif SPOILER Além disso, foi um pouco inesperada a forma como as personagens envolvidas finalizaram o plano para estabelecer a paz com o SPOILER Suzaku se vestindo de Zero e matando o Lelouch e a gente descobrindo que tudo isso havia sido planejado pelos dois. SPOILER
Ao contrário dos finais anteriormente citados, o último episódio de Code Geass não possui motivos específicos relacionados ao final em si para ser ótimo. É preciso assistir a todo o desenho e então pirar com o excelente final elaborado para o anime.

E vocês? Quais foram os melhores finais que vocês já leram ou aos quais já assistiram?

2 comentários:

Unknown disse...

o final de Code Geass é perfeito!! *--*
Agora me lembrei de um final que gostei demais, que foi o do segundo livro das Crônicas de Gelo e Fogo [/spoiler]quando os meninos tidos como mortos saem do porão e encontram Winterfall destruida[/spoiler].

Vanessa Carneiro disse...

Ainda não acabei Fúria de Reis, mas lembro dessa cena na série da HBO.