domingo, 17 de maio de 2015

5 Motivos para assistir a "Dona Moça"



Há dois dias eu descobri o projeto do Adorbs Produções para a adaptação de uma obra literária brasileira em uma websérie chamada Dona Moça. Se você leu algum dos meus posts sobre séries a essa altura já deve saber o quanto eu gosto de assistir a essas webséries desde que conheci e me viciei em TLBD. Então quando eu ouvi falar de Dona Moça eu fiquei super animada com a ideia do projeto e já estou mega ansiosa para assistir a série que vai estrear dia 27 de maio por isso resolvi compartilhar com vocês um pouco da minha animação e fazer essa lista com cinco motivos pelos quais eu acho que vocês também deveriam assistir a Dona Moça.

1 - É baseada em Senhora, de José de Alencar
Eu gosto muito dos livros de José de Alencar e não sei vocês, mas eu definitivamente prefiro o Alencar urbanista ao Alencar indianista. E Senhora é uma das minha obras preferidas dele. Gosto de como ele retrata a mulher nessa obra, gosto do fato de Aurélia ser forte e independente e isso não a impedir de se apaixonar e se entregar ao amor. Gosto de a obra mostrar que amor nem sempre é suficiente para fazer um relacionamento funcionar, dos personagens serem realistas e terem qualidades e defeitos e de como o processo de perdoar/ser perdoado é retratado. Enfim, Senhora é muito legal e, se você ainda não leu, eu recomendo que você aproveite que a websérie ainda não estreou e leia (lembrando que, segundo a produção, não é necessário ler a obra para entender a websérie).

2 - É baseada em uma obra brasileira
Às vezes parece que os brasileiros apreciam tanto o que vem de fora que acabam rejeitando o que é nosso como se o simples fato de algo ser brasileiro o tornasse instantaneamente ruim. Não vou mentir e negar que a maior parte da arte que consumo é estrangeira, mas a cada dia tenho aprendido a valorizar cada vez mais os artistas brasileiros e sei que muitos deles não devem em nada para os de fora. Por isso projetos como esse são tão importantes, eles valorizam obras e autores brasileiros e mostram que podemos fazer produções tão boas quanto outros países.

3 - É produzida por mulheres
O projeto está sendo dirigido e produzido apenas por mulheres o que é extremamente importante para a valorização feminina nessa área de trabalho. Sem contar que isso significa que provavelmente teremos mulheres retratadas de maneira decente e realista e não estereotipada. 
A equipe de produção é composta por Ana Lívia Marques, Jaqueline Viana, Larissa Sarini, Maria Raquel Silva e Maynnara Jorge.

4 - É um projeto transmídia
Ou seja, além de assistir aos episódios no youtube ainda poderemos seguir os personagens em redes sociais como twitter e instagram, por exemplo, acompanhar a coluna de fofocas do J. Alencar e sabe-se lá o que mais a produção vai inventar. Isso é legal porque torna a experiência do telespectador mais interativa e aproxima os fãs dos produtores e atores.

5 - Eu estou recomendando
A essa altura vocês já devem saber que eu tenho um excelente gosto então se eu estou dizendo que algo é bom é porque é bom e vale a pena conferir. Humildade me mandou lembranças.  Não consegui pensar em um quinto motivo e achei que uma lista com apenas quatro não seria legal.

Pelo que eu entendi do projeto, será feito um crowdfunding (financiamento coletivo) após os dez primeiros episódios então já é bom irem preparando os cofrinhos caso vocês gostem da websérie e queiram ajudá-la a continuar. 
Eu realmente torço para que Dona Moça seja tão legal quanto eu estou esperando que seja e que minha ansiedade seja recompensada. Depois da estreia eu faço outro post contando para vocês o que eu achei.



4 comentários:

Renata Ribeiro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Renata Ribeiro disse...

Fiquei curiosa e ansiosa :) não fui apresentada ao Alencar da melhor maneira (começando pelo intragável O Tronco do Ipê), mas vou ler Senhora pra acompanhar ^^ beijo!

Vanessa Carneiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Carneiro disse...

Nunca li O Tronco do Ipê (pelo título deve ser indianistia, né?. Li Iracema e detestei, mas adorei Cinco Minutos e A Viuvinha. <3