sexta-feira, 4 de março de 2011

Como Água Para Chocolate



Tita nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro, que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura, a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita.
(Sinopse retirada do tio google) 


Comprei esse livro num impulso Becky Bloom. Ele é usado mas muito bem conservado, de capa dura e estava por dez reais. Mesmo sem sinopse e com apenas o nome do livro na capa eu decidi comprar porque estava barato e eu lembrei que uma amiga minha tinha o dvd do filme e que parecia interessante (apesar de nunca ter assistido).

"Como água para chocolate" é um livro muito gostoso de ler. Não, ele não te prende a ponto de te deixar com falta de ar dooooida pra acabar de ler, mas também não te deixa cansada de lê-lo e você só vai querer parar quando acabar ou precisar fazer alguma coisa.

O livro fala de amor, família, escolhas e comida. Cada capítulo tem o nome de um mês do ano e uma receita que se relaciona de alguma forma a esse mês. O enredo é bem estruturado, doce, angustiante e romântico.

Quanto aos porsonagens principais:
Tita - Eu me encantei por ela. Ela é uma mulher forte, que suportou o que pôde até não ser capaz de aguentar mais e  começou a tomar conta da própria vida.
Pedro - Um tremendo idiota tapado, mas que se redimiu quando admitiu que foi um  idiota tapado e que teria sido melhor fugir com Tita do que casar com Rosalina.
Mamãe Helena - Ninguém merece uma mãe como ela. Insuportável e egoísta. Mas também uma mulher forte que passou por muita coisa durante a sua vida, mas que infelizmente se tornou amargurada e de certa forma descontou isso nas suas filhas.
Rosalina - Chaaaaata. Mas admito que fiquei com pena dela no final.
Gertrudes - Maluquinha essa menina. Acho que nunca vi uma personagem com tanto fogo!
Dr, John - Muito fofo ele. Um doce de pessoa. Inteligente e compreensível.
Nina - Um encanto de pessoa. Essa sim foi uma mãe pra Tita.

Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme. Mas quando fizer isso conto pra vocês o que achei.
Ah! "Como água para chocolate" é uma expressão mexicana mas eu não entendi direito o que significa.
Enfim, essa é uma leitura deliciosamente recomendada.
Beijos, bom carnaval e JUÍZO! =*

Um comentário:

Cíntia Mara disse...

Hmmm... Acho que já ouvi falar desse livro, mas não me atraiu muito.

Ah, tô lendo "As brumas de Avalon - A senhora da magia". Tô gostando não. Eu já sabia que tinha críticas à igreja, mas é pior do que eu imaginava. Eles criticam Deus. Tomara que eu consiga terminar pelo menos o primeiro. Pior é que eu comprei a coleção toda, hahaha.

Bjim