quarta-feira, 25 de março de 2015

4ª Turnê Intrínseca - Primeira vez em São Luís

Da esquerda para a direita: Eu, Carol, Heloísa, Raissa e Carol.

Pra quem não sabe, durante este mês de março e metade do mês de abril está acontecendo a Quarta Turnê Intrínseca e, pela primeira vez, São Luís foi incluída como um dos destinos para a Turnê graças à vitória em um concurso feito pela editora para escolher quatro capitais extras para visitarem. YAY!!! O evento aconteceu aqui nesse domingo (dia 22/03) e foi completamente gratuito, mas para participar era necessário ter uma senha. No entanto, foi anunciado que apenas 300 senhas seriam distribuídas sendo que até sábado aproximadamente 650 pessoas já haviam confirmado suas presenças na página do evento no facebook então... dá pra imaginar o desespero para chegar cedo e conseguir pegar uma senha, né?  A distribuição de senhas estava marcada para começar as 14:00, mas as 12:20 já havia mais de 50 pessoas acampadas em frente a Leitura do São Luís Shopping. Logo que a fila começou a se formar alguém teve a brilhante ideia de enumerarmos nossas mãos de acordo com nossa posição na fila. Dessa forma, poderíamos sair para almoçar, ir ao banheiro, passear, etc, sem medo de perder nosso lugar e, além disso, se o número de pessoas fosse superior a 300 teríamos como identificar quem foram os primeiros a chegar. Claro que esse método de organizar o pessoal não era infalível, mas funcionou bem.

Olhem o tamanho...
... da fila

Posições minha e de Raissa na fila

Por volta de 13:30, eu acho, começaram a abrir o portão e foi um desespero na fila. Todo mundo levantando achando que já iam começar a distribuir as senhas quando percebemos que só tinham aberto o portão para que um funcionário entrasse. Essa cena se repetiu mais algumas vezes até que finalmente pudemos entrar na livraria e pegar as nossas tão aguardadas senhas. *.*


Acabou que apenas 250 pessoas compareceram ao evento. Creio que a chuva atrapalhou muitas pessoas de irem, pelo menos esse foi o motivo dado por alguns dos meus amigos que estavam animados para ir, mas não foram. (Já é uma luta conseguir pegar ônibus dia de domingo, com chuva então...) No entanto, teve até pessoas de outras cidades participando! 

Com  as senhas em mãos - ou melhor - nos pulsos, resolvemos bater perna pelo shopping até que começasse a apresentação da turnê. Ao contrário do que imaginávamos, o evento não aconteceu na Leitura, mas na praça de alimentação do primeiro andar. Por um lado foi ruim porque não teve aquele ambiente aconchegante da livraria, por outro, foi bom porque eu não tenho ideia de como fariam para colocar tantas pessoas dentro da Leitura. 

Chegamos na praça de alimentação vinte minutos antes do horário marcado para o início do evento e já estava lotado. Tivemos que sentar bem atrás, mas ainda assim a visão estava ótima. A apresentação começou com alguns (poucos) minutos de atraso por causa de alguns problemas com o som. A Heloísa e a Carol, as hostess do evento, são duas fofas. Elas são divertidas e foram super atenciosas com todo mundo. O evento foi dividido em três partes. Na primeira, elas falaram sobre os novos lançamentos da Intrínseca, comentaram sobre as histórias dos livros, falaram um pouco sobre os autores e mostraram booktrailers e trailers de algumas adaptações cinematográficas. Os livros estavam divididos em quatro categorias: literatura jovem, nacional, ficção e não-ficção. Na segunda parte, elas abriram uma sessão de perguntas para que os participantes pudessem tirar suas dúvidas. Na terceira, foram feitos sorteios e distribuição de brindes. Entre os itens sorteados, estavam vários livros (todos lançamentos) e um kobo aura HD à prova d'água. *.* A pessoa que ganhou o kobo não estava presente na hora do sorteio e tiveram que sortear outra pessoa. Imaginem a frustração dessa criatura quando ela descobrir que perdeu a oportunidade de ganhar um kobo!!! Enfim, infelizmente, nem eu, nem Raissa, nem Carol e nem Rodolfo ganhamos algo nos sorteios, (T.T) maaaas ganhamos uma bolsinha cheia de brindes que foi distribuída para todos os participantes!

Bolsa-estojo + lápis com gírias regionais+
vale e-book da cultura + caderno +
cordão de crachá (? - como realmente se chama isso) +
bottons 
Marca-páginas














Lápis com gírias do MA, AL, MA, RJ, respectivamente.

Um dos brindes que eu achei mais legal foi o lápis com gírias regionais (dos estados que a turnê estava visitando) porque valoriza as diferenças existentes na nossa língua. E, pelo que eu pude observar, eles pesquisaram os regionalismos cuidadosamente, de forma a não escreverem gírias que não eram comuns ao estado mencionado e a grafarem as palavras da maneira que eram faladas. No lápis do Maranhão, por exemplo, vieram as gírias: aziado, ralado, piqueno, éguas. Levando em conta o preconceito que existe com os nordestinos lá para o Sul e Sudeste do país, essa pequena atitude da editora fez com que nos sentíssemos valorizados (eu pelo menos) e felizes em saber que existem pessoas que apreciam as diferenças que existem na nossa língua.

O evento foi bem divertido e valeu a pena as quase duas horas acampadas na frente da Leitura e mais as horas zanzando pelo shopping sem ter o que fazer. Espero que eles venham mais vezes e que tenha outros eventos desse tipo por aqui!

Ah! Eu e Raissa fizemos alguns vídeos cobrindo o evento, eu ia tentar editar e juntar todos os vídeos em um só, mas confesso que não tive paciência. Essa foi uma ideia meio espontânea e eu tava suuuuuper sem graça, mas eu espero que vocês gostem do resultado, conseguimos até uma entrevista com a Carol - diretora de marketing da Intrínseca!!! (Depois que falamos com ela foi que eu pensei em algumas perguntas legais para fazer. :/ ) Os vídeos são bem curtos, então dá pra ver rapidinho, só peço que ignorem o fato de que eu não acertava olhar para a câmera do celular de Raissa. :p


Ps. Esse vídeo tava normal no meu computador, não sei porque ficou de lado 
aqui no blog. Tentei ajeitar, mas não consegui. :(

Eu e Raissa mostrando os brindes:


Pseudaentrevista com a Carol:





Pra finalizar, eu deixo esse vídeo super legal que foi transmitido durante o evento  e que fala sobre a diferença entre livros e e-books.

Nenhum comentário: