quinta-feira, 19 de março de 2015

Faça Amor, Não Faça Jogo


Viver a plenitude do amor é o desejo senão de todas, ao menos da maioria das pessoas. Amar e ser amado incondicionalmente, contar com o apoio de alguém para as horas difíceis e para os momentos alegres, e saber que independentemente do que fazemos, alguém estará ao nosso lado simplesmente pelo que somos é o ideal de vida de muitos.
Viver esse amor na prática, no entanto, nem sempre é fácil. E é exatamente sobre felicidade, vida e amor que Ique Carvalho fala neste livro. O autor, que começou escrevendo em seu blog e já tocou o coração de milhares de pessoas que se envolveram e se emocionaram com suas palavras, descreve com perfeição o amor que muitos procuram e poucos realmente encontram. E ele fala do amor em todas as suas expressões: desde o romântico entre duas pessoas até o mais puro e verdadeiro dos laços familiares, que ele tem com seu pai e mentor.
Como as relações humanas são frágeis e complicadas, os relacionamentos tornam-se difíceis, o que nos faz buscar a felicidade nos lugares ou nas pessoas erradas. Mas o autor nos faz enxergar a vida de forma diferente. Faça amor, não faça jogo é um lembrete de que, no jogo do amor, não é necessário haver ganhadores ou perdedores. Basta olhar e aceitar novos paradigmas e acreditar no que diz seu coração. E vivenciar isso de verdade. (Sinopse retirada da contra capa do livro)

Esse livro se originou do blog The Love Code e é um compilado de crônicas nas quais o autor fala principalmente sobre amor e relacionamentos. Mas ele não foca no tipo romântico, ele fala de vários tipo de amor e, principalmente, do seu relacionamento com seu pai, que sofre de uma doença degenerativa.

Assim como no blog, cada crônica vem acompanhada de uma música (é só usar o celular para ler o código e ouvir) que serve para intensificar ainda mais a leitura, o que é muito legal. O texto é escrito de forma quebrada, não linear. Eu achei diferente e gostei bastante porque diminuiu o tom prosaico das crônicas e reforçou o tom poético.

Quanto aos textos em si, alguns são mais intensos que outros, mas todos são dotados de profundidade e simplicidade ao mesmo tempo. A linguagem que o Ique usa é simples o que dá uma certa leveza a leitura mesmo quando o assunto tratado é pesado. As crônicas parecem transbordar sentimento e nos convidam a parar para refletir sobre a vida.  Através desse livro podemos perceber também o quão "complicado" é o relacionamento do Ique com seu pai e quanto a doença afetou a toda a família.

Enfim, eu achei os textos muito bonitos e amei a leitura. É um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa. Também acho que esse é o tipo de livro para ser lido aos poucos, deve ser degustado um pouco a cada dia até porque as crônicas são carregadas de emoções e nem todas são felizes. Às vezes, é preciso parar um pouco depois de um texto lido para respirar e pensar.

Ps. Gente, essa capa é tão simples, mas eu achei ela tão linda! Talvez justamente pela simpliciadade dela.

Nenhum comentário: