quarta-feira, 15 de abril de 2015

Entrevista com Angélica Pina



O post de hoje traz uma convidada muito especial, a escritora Angélica Pina (autora do livro Quilômetros de saudade) que gentilmente concordou em nos dar uma entrevista. 

YAY! Nossa primeira entrevista S2 S2 S2

Além da Angélica eu convidei a Raissa (lembram dela? A amiga que me auxiliou na cobertura em vídeo da 4ª Turnê Intrínseca) para me ajudar a elaborar as perguntas. A entrevista foi feita via internet e eu e Raissa tecemos pequenos comentários em cima de algumas respostas da Angel, os meus comentários são os cor de rosa e os da Rai são os azuis.

1. O que te motivou a se tornar escritora?
A paixão pelas palavras é antiga, desde criança que amo ler. Isso acabou gerando uma facilidade com as letras e quando tive tempo para me dedicar a escrever uma história (quando parei de trabalhar para ficar em casa com meu filho logo que nasceu), as coisas foram fluindo. Descobri algo que amo! Criar histórias e compartilhá-las com outras pessoas é muito muito gostoso!

2. Como foi o processo de publicação do seu livro? Você mandou o manuscrito para muitas editoras? Recebeu muitas negativas?
Não mandei para muitas, porque optei por enviar primeiro para as que aceitavam receber o original por e-mail e se não conseguisse alguma, passaria a mandar para as que recebem apenas impressos. Recebi um NÃO da editora que era a primeira na minha preferência e logo em seguida recebi o SIM da Giostri. O processo com eles foi muito rápido, mandei inicialmente as primeiras vinte páginas, como solicitado nas regras da editora, no dia seguinte o editor já pediu para ler o restante. Depois de quinze dias ele me retornou com a proposta de publicação.

3. Por que você escolheu a editora Giostri?
Um dos principais motivos foi a rapidez com que recebi o retorno. Antes de começar a busca por editoras, li bastante sobre como funcionava o processo e vi que a maioria pede em média 6 meses para dar uma resposta, isso quando dão (geralmente só respondem quando se interessam pela obra, se o resultado for negativo não dizem nada). Bem, eu estava ansiosa para publicar logo e pouco disposta a esperar meses por uma resposta que talvez não viria, então...

4. Em Quilômetros de Saudade, o romance da Dani e do Fê é embalado pelas musicas da Marisa Monte, qual a importância que a música tem na sua vida pessoal e no seu processo criativo?
Acho a Marisa Monte uma diva! Uma das características da Dani “herdada” de mim foi gostar das músicas dela. Gosto de sempre inserir músicas nas minhas histórias, adoro quando alguém comenta que ao ouvir a canção lembra de algum personagem. Músicas são ótimas fontes de inspiração, mas não costumo ouvir enquanto escrevo. Paro, escuto, analiso a letra, vejo onde e como ela se encaixa, depois volto a trabalhar em silêncio.

5. Falando em música, qual a sua banda ou seu cantor preferido? E sua música favorita?
Difícil! Gosto de MPB de um modo geral (destaque para Marisa Monte e Nando Reis) e curto algumas bandas e cantores “gospel” (Resgate, Fruto Sagrado, Davi Sacer...)

Vamos dificultar um pouco as perguntas...
6. Quais são o seu livro e o seu autor prediletos?
Essa pergunta é muito difícil, porque não tenho um, tenho vários. Mas para citar assim, os que vêm de imediato na cabeça: livro - O pequeno príncipe e autora – Sophie Kinsella.

7. Quais livros/escritores mais influenciaram na sua escrita?
Os autores contemporâneos, de um modo geral. Gosto de usar uma linguagem de fácil entendimento e não sou de ficar descrevendo cenários, prolongando onde acho desnecessário, sempre enxugo ao máximo para a leitura não ficar cansativa. Portanto, os clássicos e a Literatura mais rebuscada ficam um pouco de fora no que diz respeito a influenciar minha escrita.

8. Responda:
Team Edward ou Team Jacob?
Nunca li ou assisti a saga, mas fisicamente prefiro o Jacob. hehehe...
(Eu sempre fui team Edward mesmo achando o amor entre ele e a Bela um pouco obsessivo, mas tenho que concordar que fisicamente o Jacob é bem mais interessante...)
Team Peeta ou Team Gale?
Oi? Quem?
(Como assim você não leu/assistiu Jogos Vorazes!!!??? oO #chocada)
(Peraí... eu posso até entender o fato de você não ter lido/assistido Jogos Vorazes, mas como assim você não sabe quem são!? Só vou te "perdoar" porque eu também não conheço alguns dos caras das próximas perguntas.)
Team Aspen ou Team Maxon?
Maxon desde o início! Ele é fofo demais, um príncipe! (Ah, vá! Jura?)
(Team Maxon! o/ Tenho que admitir que era Team Aspen no começo e eu ainda gosto muito dele, mas o Maxon me ganhou de vez!)
Christan Gray ou Iceman (Eric Zimmerman)?
CG sem dúvidas.
Travis Maddox ou Andrew? 
Andrew!!! Sempre prefiro os mais fofos, não curto bad boys.

9. Se você pudesse se casar com alguma personagem literária quem seria?
Com o Michael Hosea, do livro Amor de Redenção. É o cara mais perseverante e sábio do mundo!
(OMG! Melhor escolha ever! Amei essa resposta e se eu pudesse escolher uma personagem literária para me casar definitivamente seria o Michael. *.*)

10. Qual a importância da diversidade na literatura?
Acho mega importante diversificar, experimentar e ler de tudo, passando por todos os gêneros, autores dos mais conhecidos aos que ninguém ouviu falar. Ler melhora a escrita e o vocabulário. Ler gêneros diferentes abre a mente para novas possibilidades e estimula a criatividade. Fora que é sempre bom sair da nossa “zona de conforto”, né?!

11. Para quando podemos esperar o seu próximo livro?
O segundo livro, que é tipo um “spin-off” de Quilômetros de saudade, já está sendo trabalhado na editora. A previsão é de que por volta de julho ele esteja pronto.
(Oba! *dancinha feliz*)

12. Como é ser mãe, esposa e escritora ao mesmo tempo? Como você arranja tempo para escrever?
Sabe que nada disso é considerado profissão, né?! rsrsrs... Ser mãe de uma criança pequena e serelepe (meu Leo tem 3 anos) dá trabalho pra caramba e exige plantão 24/7 (24 horas, 7 dias na semana). Tem quem ache que ficar em casa o dia todo, ainda por cima na frente do computador, é moleza! Mas aprendi a ler e escrever em qualquer brechinha de tempo que tenho. E meu filho vai para a escola no período da tarde, então tenho (teoricamente) 4 horas mais tranquilas no meu dia.
13. Se você pudesse ser qualquer personagem qual você seria e por quê?
Talvez alguém que tivesse algum tipo de superpoder... hahahaha... Mas como não sou muito de ler fantasia, não sei citar algum específico.

14. Se sua vida fosse um livro qual seria o título?
Putz, não faço ideia! Minha maior dificuldade em meus livros é escolher o título, da minha vida então, sem chance.

15. Se "Quilômetros de Saudade" virasse filme, quem você gostaria que interpretasse a Dani e o Fê? E o restante do elenco?
Imagino a Bianca Bin sendo a Dani e o Bernardo Velasco para o Fê. O Rodrigo Hilbert daria um ótimo Jorge e as amigas Aline e Letícia poderiam ser a Jéssika Alves e a Stephany Brito. (Fiz um post há um tempo com as fotos desse “dream cast”, se quiser disponibilizar o link, é esse: http://www.universodosleitores.com/2014/07/meu-dream-cast.html)

Muito obrigada, Angel, por ter nos cedido seu tempo e respondido nossas perguntas. 

Quanto a vocês, leitores, espero que tenham gostado de ler essa entrevista porque eu e Raissa com certeza adoramos elaborar as perguntas e entrevistar a Angélica. Comentem aí o que vocês acharam, se vocês gostaram das respostas e se vocês querem mais postagens desse tipo. 
Ah! E se ainda não leram Quilômetros de Saudade, fica aqui a dica: leiam. ;)

Nenhum comentário: