quinta-feira, 2 de abril de 2015

The Here and Now




Follow the rules. Remember what happened. Never fall in love.
This is the story of seventeen-year-old Prenna James, who immigrated to New York when she was twelve. Except Prenna didn’t come from a different country. She came from a different time—a future where a mosquito-borne illness has mutated into a pandemic, killing millions and leaving the world in ruins. 

Prenna and the others who escaped to the present day must follow a strict set of rules: never reveal where they’re from, never interfere with history, and never, ever be intimate with anyone outside their community. Prenna does as she’s told, believing she can help prevent the plague that will one day ravage the earth. 
But everything changes when Prenna falls for Ethan Jarves. 
(Sinopse retirada do livro)

The Here and Now foi o livro de janeiro sorteado na minha TBR Jar. Eu li em inglês, mas o livro foi traduzido para português sob o título de Aqui e Agora, no entanto eu acho que só tem em português de Portugal. :/ Mas garanto que a leitura vale super a pena.

O motivo que me levou a comprar esse livro foi um só: a autora. Pra quem não sabe, Ann Brashares também é a escritora da série A Irmandade das Calças Viajantes (que deu origem ao filme Quatro Amigas e um Jeans Viajante), que era uma das minha séries favoritas quando adolescente. Por isso eu comprei o livro sem nem ligar muito para a sinopse e sem ter muita noção sobre o que o livro falava e acabei adorando a leitura.

The Here and Now conta a história de Prenna, uma adolescente de 16 anos que é uma imigrante temporal. Aí você me pregunta: Mas Vanessa, o que é uma imigrante temporal? Explico. Aos 12 anos, Prenna fugiu junto com um grupo de outros viajantes no tempo para o passado indo parar no ano de 2010. Eles se refugiaram no passado para escapar de um futuro pós-apocalíptico no qual a Terra havia sido dizimada devido a uma peste transmitida por mosquitos e, ao mesmo tempo, tentar impedir que esse futuro ocorra.

O problema é que esses viajantes precisam seguir uma variedade de regras de não interferência no passado e quem não segue essas regras acaba, coincidentemente, sofrendo acidentes que ocasionam suas mortes. Mas aí fica a pergunta: Como prevenir o futuro sem corrigir o passado? Por questionar isso e outras regras, Prenna acaba ficando na mira do conselho (os viajantes vivem em comunidades e são governados por uma espécie de conselho próprio) e sendo perseguida por ele. Sua única chance de sobreviver é com a ajuda do seu amigo Ethan por quem ela é apaixonada (opa! uma regra quebrada) e que sabe que ela veio do futuro (opa! outra regra quebrada). Os dois então embarcam em uma aventura para fugir do conselho enquanto tentam evitar o acontecimento que provavelmente causará o início da peste que dizimará a humanidade.

Eu gostei bastante da forma como Brashares conduziu a história. Prenna é forte e inteligente e eu gostei muito da forma como ela lidou com o conselho e com todas as mentiras que eles contavam para dominar a comunidade. Ethan também é muito inteligente e sobretudo leal. Ele é apaixonado pela amiga, mas, por mais que queira ficar com ela, não força a barra e respeita os medos que ela tem. O romance dos dois é bonito e bem desenvolvido, mas não é o foco da história. SPOILER Queria que eles tivessem ficado juntos, mas gostei de eles não terem ficado porque foi um final mais realista e condizente com a história. SPOILER 

Não foi um livro que me fez viras as páginas loucamente, mas eu apreciei bastante a leitura. Tanto as personagens quanto o enredo é bem desenvolvido e eu achei interessante o fato de a autora ter tocado na questão das consequências que uma viagem no tempo poderia ter: futuro alternativo ou o fato de os viajantes serem biologicamente uma ameaça para os nativos temporais ou como viajar no tempo para impedir um acontecimento pode piorar a situação ou então ser justamente o que vai gerar esse futuro. Ann Brashares se mostrou uma escritora de ficção científica tão boa quanto de infanto-juvenil / jovem-adulto.




Nenhum comentário: