quarta-feira, 22 de abril de 2015

Top 5 Personagens Cegos

Vocês já repararam que é difícil ver personagens com ''deficiências'' em livros/séries/filmes? E que quando eles aparecem normalmente são mostrados como vítimas, incapazes,etc? Como se toda a vida deles girasse em torno de serem cegos, surdos etc. Mas felizmente existem alguns escritores/roteiristas que ao criarem personagens com ''deficiências'' não permitiram que eles fossem definidos por isso ou vistos como pobres coitados ao contrário, eles são personagens badasses muito bem construídos e dos quais eu acho que ninguém seria capaz de sentir pena.

Pensando nisso foi que eu decidi fazer esse top 5 de personagens cegos que não devem em nada para aqueles que são capazes de enxergar.

Ah! Eles não estão em ordem de preferência.

Ps. Vou tentar fazer essa lista com o menor número de spoilers, mas já aviso que haverão alguns.

Toph Bei Fong (Avatar: A Lenda de Aang / Avatar: A Lenda de Korra)


Toph nasceu cega e por causa disso foi super protegida pelos seus pais que não permitiam que ela saísse de casa. Como ela também nasceu com a dobra de terra seus pais contrataram um professor (que supostamente era o melhor mestre/dobrador de terra) para que ela aprendesse pelo menos o básico. Acontece que Toph, sozinha, aprendeu muito mais do que o professor sabia apenas ''observando'' texugo-toupeiras (sim, eu tive que ir no google pesquisar o nome do animal) e passou a usar a sua dobra para sentir as coisas ao seu redor e assim ser capaz de ''ver''. Ela também costumava sair de casa às escondidas e lutar com outros dobradores sob o codinome de Bandida Cega e quando seus pais descobrem eles têm uma briga enorme e ela foge de casa e passa a ensinar o Avatar Aang a dobra de terra. Ela é tão poderosa que foi a responsável por descobrir que dobradores de terra também podiam dobrar metal. Ela também foi a responsável por ajudar a Avatar Korra a lidar com sérios problemas e superar alguns ''traumas''.
Toph passa longe do estereótipo de donzela indefesa ou de cega indefesa. Ela é capaz de se cuidar sozinha e muitas vezes é ela quem resgata seus amigos. Ela é dona de um humor sarcástico e muitas vezes faz brincadeiras com o fato de ser cega sem nunca querer a piedade dos outros por causa disso. Por essas e outras que ela merece estar no nosso top 5.

Leon (Trilogia Anômalos)


Leon é cego, é um anômalo e é gay , ou seja, ele tem todos os ''motivos'' pra se fazer de coitadinho vítima de bullying, mas ele não o faz (até porque no universo de anômalos o foco é preconceito contra anômalos). A anomalia do Leon permite que ele tenha super-sentidos fazendo com que ele se locomova como se enxergasse (na verdade, acho que ele anda melhor do que muitos que vêem). Ele é super inteligente, muito concentrado, tem um ótimo senso de humor e é muito leal aos seus amigos. E é um dos meus personagens favoritos nessa trilogia e eu espero muito que ele não morra no terceiro livro.
Ps. Eu não achei nenhuma fanart do Leon e como eu sou uma ótima artista (lembram que eu mostrei meus talentos pra vocês nesse post?) resolvi eu mesma desenhá-lo.
Pps. Eu sou péssima pra lembrar a descrição física dos personagens (só lembro a da Sybil) então pode ser que o Leon não seja negro, mas eu tenho quase certeza que ele é.

Cem Olhos (Marco Polo)

Sifu, mais conhecido como Cem Olhos, é especialista em diversas artes marciais e um lutador exímio. Ele foi responsável por treinar Marco Polo e o filho de Kublai Khan. Eu não lembro se ele é cego de nascença, mas não faz diferença porque o que importa é que ele é um grande lutador. Sério, vocês precisam assisti-lo lutando, procurem no youtube depois. É muito massa! E pra completar o cara é um dos personagens mais sábios da série. 

Eli (O Livro de Eli)

Eu assisti a esse filme a não sei quantos anos então não lembro muitos detalhes, mas só o fato de eu (e creio que a maioria das pessoas que assistiram a esse filme) só ter percebido que Eli era cego lá pra metade (ou talvez tenha sido lá pro final do filme, não lembro...) do filme já diz muita coisa. Eli também é muito bom de luta e um dos pontos mais interessantes do filme é quando ele  precisa lidar com o conflito de que suas ações não estão de acordo com as suas crenças, de que ele se preocupou tanto em proteger o Livro que esqueceu de vivê-lo. Esse conflito todo faz com que o personagem seja ainda mais interessante.

Matt Murdock / Demolidor (Demolidor)


Matt Murdock sofreu um acidente aos 9 anos de idade no qual um elemento químico caiu nos seus olhos deixando-o cego. Em compensação ele ganhou super sentidos (pelo menos foi o que eu entendi até agora, ainda não acabei de assistir a série e nunca li os quadrinhos ou assisti ao começo do filme). Enfim, advogado de dia e o diabo da Cozinha do Inferno a noite, Demolidor é um herói muito interessante, além de lutar super bem ele também precisa lidar com os conflitos provenientes de toda a violência que causa e para isso ele encontra conforto na sua fé católica. Ah! Apesar de não estar na lista, vale mencionar Stick, o seu mestre que por acaso também é cego.

Apesar de todos os personagens dessa lista serem bons de luta e fisicamente fortes, minha ideia de personagem badass vai além disso. Eles são tops porque foram bem construídos, porque não se limitam devido a cegueira, porque possuem conflitos internos interessantes e plots interessantes também.

Ps. Repararam que só tem uma mulher na lista? Cadê as personagens deficientes femininas bem construídas?

Enfim, espero que tenham gostado dessa lista, mas me digam nos comentários se tem mais algum personagem cego que vocês gostariam de acrescentar a ela. 

2 comentários:

Bárbara Morais disse...

MELHOR. FANART. DO. LEON. EVER.

Vanessa Carneiro disse...

Né!? Linda demais! Hahahahaha