terça-feira, 30 de junho de 2015

Tag: Como Eu Aprendi Inglês



A Tatiana do blog Coleciono Sonhos me tagueou para contar para vocês um pouco sobre como eu aprendi o inglês. São catorze perguntas e eu espero que minhas respostas ajudem vocês caso estejam interessados em aprender esse idioma.  

1. Com quantos anos você começou a estudar inglês?
Creio que por volta dos sete anos.

2. Você aprendeu inglês na escola, no cursinho ou sozinha? 
Nos três, mas principalmente no cursinho e sozinha. Como eu disse na pergunta anterior, eu comecei a estudar inglês aos sete anos na escola, mas só as aulas da escola não eram suficientes então, por volta dos oito/nove anos, comecei a estudar por conta própria utilizando alguns livros que meu pai tinha e perguntando pra ele as pronúncias das palavras. Eu montei uma espécie de curso no qual eu elaborava provas pra mim mesma e tinha dias e horários pra estudar. Com onze meus pais me colocaram no ICBEU e aí eu passei a aprender no curso e estudando sozinha.


3. Qual foi ou ainda é a sua maior dificuldade em inglês? 
As pronúncias de algumas palavras. Eu tenho dislalia então tem alguns sons em idiomas estrangeiros que minha língua simplesmente não faz e outros que são um pouco difíceis de pronunciar (eu fiz tratamento e aprendi a falar normalmente, mas às vezes a língua ainda engata em alguns sons). Palavras que envolvem o r tremido, como crew e group (especialmente a combinação "cr") são um pouco complicadas pra mim e aquele som do th que é algo entre o som do t e do f, com em thanks, é impossível para eu fazer. Essa é uma informação que costumo passar para os meus alunos logo na primeira aula.  

4. O que você pensa dos cursinhos que prometem te fazer aprender inglês e ser fluente em 01 ano? E dos cursinhos que pra chegar em nível avançado você leva em média 4 anos? 
Se for um curso super intenso, focar só em um par de habilidades como listening/speaking e o aluno se dedicar pode até ser que a pessoa adquira uma certa "fluência" em um ano, mas para uma real e mais completa apreensão do inglês é preciso alguns anos de estudo. Quanto a chegar ao avançado em quatro anos, acho que é possível, mas vai depender - principalmente - da dedicação do aluno. 

5. Com que frequência você fala inglês?
Praticamente todo dia. Eu sou professora de inglês e, além disso, tenho o costume de falar comigo mesma e nem sempre falo em português.

6. Qual é o seu sotaque preferido? 
O britânico. Acho lindo.

7. Você tem algum certificado internacional?
Sim, tenho o TOEFL ITP.

8. De 0 a 10, quanto você gosta de inglês?
10

9. Você já estudou inglês em outro país? Qual? 
Infelizmente não.

10. Na sua opinião inglês é fácil ou difícil? Por que? 
Fácil. Porque em inglês não se conjuga os verbos (com exceção da terceira pessoa do singular) e as coisas não têm sexo então não é preciso aprender a usar artigos e pronomes femininos e masculinos como acontece no francês e no espanhol, por exemplo.

11. Você já pagou algum mico por não ter entendido nada ou por não saber se comunicar ? Conte pelo o menos 1.
Não que eu lembre.

12. Você confia no Google tradutor? Por que? 
Mais ou menos. Ele é ótimo para traduzir palavras isoladas, mas para textos ele não é muito bom porque cada língua se estrutura de uma maneira diferente da outra e em traduções mecânicas como a do google tradutor essas particularidades acabam se perdendo.  

13. Por que você decidiu aprender inglês? O que isso mudou na sua vida? 
Não sei bem, acho que porque gosto de inglês. Na verdade, eu gosto de aprender outros idiomas e o inglês simplesmente foi o primeiro da lista. 
Saber inglês me ajudou a conhecer pessoas novas em cursos e em viagens, me deu a oportunidade de trabalhar como intérprete algumas vezes e, atualmente, ensinar inglês é minha fonte de renda, então eu diria que aprender inglês mudou muito a minha vida.

14. Compartilhe uma dica que te ajudou no seu aprendizado. 
Pensar e falar em inglês ajudam muito. Se você não tem com quem conversar pode conversar consigo mesmo (ao contrário do que dizem, falar sozinho não é sinal de loucura... eu acho...). Se você costuma orar, rezar ou algo do tipo, tente fazer isso em inglês. Tente assistir a filmes, séries, documentários ou jornais com áudio e legenda em inglês. Ouça muita música em inglês também e procure a letra na internet. Procure também livros e artigos que estejam escritos em inglês para ler.

15. “Tagueie” 3 pessoas para responder essa TAG! 
1. Myrlena do Myrlena Raquelly
2. Felipe do Não Sei Lidar
3. Quem quiser fazer. É só me avisar depois que eu vou lá ler.

Se vocês quiserem saber mais alguma é só perguntar nos comentários. 


Gostou do post? Comente! Compartilhe!

Nenhum comentário: