segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Fazendo meu Filme - A Estreia de Fani



Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir…
(Sinopse retirada da orelha do livro)


Depois de tanto ouvir ler sobre esse livro eu quase surtei quando Carol me disse que ganhou os dois primeiros e pedi logo emprestado. Devorei o primeiro, a leitura me prendeu tanto que negligenciei completamente a prova que teria no dia seguinte (ainda bem que o conteúdo era fácil pq não estudei praticamente nada) =p. Eu tava precisando mesmo de um chick-lit. Bem, vamos ao livro.

A história é leve, intensa, imprevísivel, apaixonante e não te deixa largar o livro enquanto não chegar à última página. Cada capítulo se inicia com um trecho de algum filme e eu achei isso muito criativo. Paula Pimenta não perde em nada para as escritoras estrangeiras como Meg Cabot ou Sophie Kinsella. Fani mora em Belo Horizonte e sonha em ser cienasta. Durante o decorrer do livro ela tem que lidar com questões como um possível imtercâmbio para a Inglaterra, a paixão que ela sente por um certo professor de biologia, a família e a possibilidade de que seu melhor amigo possa estar apaixonada por ela.

Fani é uma adolescente normal. Eu gostei dela. É o tipo de menina sonhadora, que sabe o que quer e vai atrás. Mas  também é bem tapada. SPOILER Eu sei que eu sou meio devagar, mas pra perceber essas coisas, mas ela é muito pior do que eu. Tava ÓBVIO que o Leo tava a fim dela depois das músicas que ela gravou pra ele. Até eu ia perceber isso! Tá... ia me fazer de desentendida, mas ia perceber =p SPOILER Gostei bastante do relacionamento dela com o pai e com o Alberto.

A Gabi é a maluquinha sensata. Já a Natália eu não sei se é sonsa, sonhadora, ou só maluca mesmo. Mas haja fogo que essa menina tem! Só pensa em garoto!

O Leo é fofo. Mas não é aquele mocinho perfeito e bonzinho. Ele faz muitas besteiras no decorrer do livro.

O livro é ótimo! Vale muito a pena ler.

Um comentário:

Cíntia Mara disse...

Também acho a Fani meio tapada, hahaha. Ela amadurece um pouco ao longo da série, mas algumas coisas não mudam.
Eu achava o Leo muito perfeitinho no primeiro livro. No segundo eu gostei dele. E no terceiro eu fiquei com raiva.
Agora a Natália, pode ir acostumando que é daí pra pior! No terceiro livro ela tá impossível!!! Mas ela também é muito divertida :)

Bjim