terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O Livro das Princesas


Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.) Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis (Sinopse retirada da orelha do livro)

O Livro das Princesas é uma coletânea de releituras de contos de fada cuja proposta é, como explicou a Princesa Mia, dar uma feição contemporânea e mais realista aos contos escolhidos. Eu amo contos de fada então só essa premissa já seria suficiente para me chamar a atenção, mas, para completar o pacote, duas das minhas autoras favoritas assinam essa obra (Paula Pimenta e Meg Cabot) e depois de saber disso minha vontade de ler esse livro aumentou ainda mais. Os contos foram escritos por autoras brasileiras e ianques e eu devo dizer que os que eu mais gostei foram os das brasileiras. Sem mais delongas, vamos aos contos.

A Modelo e O Monstro, Meg Cabot - Como podemos perceber pelo título, essa é a releitura de A Bela e A Fera e como já era de se esperar tendo a diva da Meg como autora, esse conto foi bem divertido de se ler. Nele, Belle é uma garota extremamente linda que vira modelo para pagar as contas da família, mas detesta esse trabalho porque todos só valorizam a sua aparência. Ela está viajando em um cruzeiro com a sua família quando conhece um cara misterioso chamado Adam que a salva de uma situação complicada. O romance é bem fofo e eu achei bem criativa a maneira dela de transformar o Adam em um monstro.

Princesa Pop, Paula Pimenta - Releitura de Cinderela, esse foi meu conto preferido. A diva da Paula manteve todos os aspectos da história original: a madrasta má, as meias-irmãs, o "'príncipe" e desenvolveu uma história divertida e superdeliciosa de se ler . Nela, Cíntia Dorella é uma adolescente DJ que só pode trabalhar até meia-noite e por isso é conhecida como DJ Cinderela. Não posso falar mais sem dar spoilers, mas eu me apaixonei por esse conto e estou ansiosa para o lançamento da versão estendida que será lançada.

Eclipse do Unicórnio, Lauren Kate - Tosca. Essa é a palavra que define essa releitura de A Bela Adormecida. Lauren Kate deve ter esquecido que a proposta era escrever contos mais realistas e decidiu manter a fantasia o que não teria sido problema se a história fosse realmente boa, o que, definitivamente, ela não é. Creio que a autora tento ser original, mas só o que ela conseguiu foi escrever uma história bizarra e chata. Eu detestei esse conto e provavelmente pensarei duas vezes antes de ler alguma outro trabalho da Lauren (pode ser exagero, mas o conto é ruim a esse ponto).

Do Alto da Torre, Patrícia Barboza - Releitura de Rapunzel, esse foi o segundo conto de que mais gostei. Nele, Camilla é uma adolescente que não pode cortar o cabelo até fazer 15 anos por conta de uma promessa que sua madrinha (acho que ela é a madrinha, não lembro bem) fez  e por isso recebe o apelido de Rapunzel. É um conto fofo e gostoso de se ler. O desenvolvimento da história é bem interessante e o romance acontece de uma maneira inocente e cativante.

Amei esse livro. Com exceção da história da Lauren Kate, todos os contos são gostosos e divertidos de se ler. Apesar de serem histórias curtas, é perceptível o desenvolvimento das personagens. A leitura é leve e fluída e os romances são bem fofos, do tipo que - como disse a Mia - farão qualquer um dizer own e suspirar.

Nenhum comentário: