sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Quilômetros de Saudade


Mais de dois mil quilômetros separam Belo Horizonte, a capital mineira, e Natal, capital potiguar. Daniela vive na primeira, às voltas com o belo e pouco confiável namorado Jorge, enquanto Fernando mora na segunda e amarga no momento a decepção pelo fim de um relacionamento amoroso no qual acreditava muito. Numa viagem de férias os dois se conhecem e a partir daí não são mais os mesmos. Uma história sobre o amor, decepção, redescoberta da felicidade e sobre como o conceito de “distância” tem diversos significados. (Sinopse retirada da contracapa da obra)

Quilômetros de Saudade é o primeiro livro da mineira Angélica Pina e eu tive o prazer de comprar o meu exemplar direto com a autora e receber minha cópia autografada. cof cof #meachando

Daniela está passando as férias em Natal com as amigas Letícia e Aline quando conhece Fernando e seus primos. Dani e Fê então se tornam amigos - mas só amigos já que ele está se recuperando de um término e ela está namorando o lindo e perfeito Jorge - e continuam mantendo contato virtualmente através de e-mails e msn skype depois que ela volta para Belo Horizonte. Depois que ela volta para casa, acaba descobrindo que o seu namorado perfeito não é tão perfeito assim e eles acabam terminando. Enquanto isso, sua amizade com o Fernando vai ficando cada vez mais forte até que ela descobre que está apaixonada por ele. 
Senti um pouco de falta de mais construção no começo da história, de mais detalhes sobre o relacionamento entre a Daniela e o Jorge, achei esse início um pouco rápido demais, mas fora isso amei o livro. O enredo é leve e a leitura acaba fluindo rapidamente. É o tipo de livro que você pega pra ler numa sentada só. A história é divertida e você se apaixona não só pelas personagens principais, mas pelos secundários também. As amigas da Daniela são umas fofas assim como os pais dela. A Daniela me encheu de raiva muitas vezes. Juro que a vontade que eu tinha era de entrar no livro e dar uns tapas nela pra ver se ela parava de fazer burrada e tomava uma decisão. O Jorge é um canalha e, sinceramente, não sei como a Daniela demorou tanto pra perceber isso porque desde o começo ele era um chato. O Fernando é um lindo e eu me encantei completamente por ele. E a avó da Dani foi uma das minhas preferidas na história. Ela é um doce e adorei o relacionamento entre ela e a neta.

Também gostei muito das diversas referências que existem no livro, principalmente nas que dizem respeito à música brasileira. Achei muito legal a Angel ter escolhido uma trilha sonora brasileira valorizando, assim, a nossa cultura. Enfim, esse é o tipo de livro para se ler quando se quer algo leve, divertido, envolvente e que te arranque alguns suspiros.

Ps. Toda vez que eu lia o termo freneticamente ou alguma variante eu lembrava das Frenéticas. S2

Nenhum comentário: